Palavra do Leitor Titulo Artigo
Hora certa para não entrar no vermelho

Chegou a época do ano em que somos bombardeados por inúmeros convites que incentivam o consumo

Do Diário do Grande ABC
12/12/2013 | 07:57
Compartilhar notícia


Artigo

Chegou a época do ano em que somos bombardeados por inúmeros convites que incentivam o consumo. São comerciais de televisão e rádio, banners na internet e outdoors nas ruas, tudo exala a necessidade de adquirir determinado produto. Só que as pessoas, muitas vezes, se esquecem de fazer as contas para o ano que vem, com gastos inadiáveis como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e matrícula escolar dos filhos.

Devido à facilidade oferecida, principalmente nesta época do ano, o consumidor, quase sempre, opta por parcelar as compras no cartão de crédito. Embora não haja cobrança de juros, a divisão em valores menores acarreta grande quantidade de parcelas. Ou seja, a compra dos presentes em dezembro será quitada apenas em julho, agosto ou até depois. Será que isso vale mesmo a pena?

Sem contar que, com renda extra do 13º salário, todos têm por costume participar dos famosos amigos-secretos, além dos presentes para familiares e amigos, e acabam gastando mais do que seu poder de compra permite. Organizar as finanças e controlar o impulso na hora das compras, principalmente as de Natal, são dois passos essenciais para quem deseja entrar em 2014 livre das dívidas e sem que o cartão de crédito esteja sobrecarregado. Fazer questionamentos do tipo ‘eu realmente preciso desse produto?’, ‘isso é imprescindível neste momento?’ e ‘quanto tempo posso ficar sem essa mercadoria?’ já é exercício que ajuda na definição das prioridades.

Além disso, é importante esboçar o orçamento. O recomendável é que esse planejamento seja feito desde os primeiros meses, para que assim haja uma ‘gordura extra’ para esta época de gastos maiores. Ainda são poucos os que possuem algum investimento de longo prazo, muito por conta da baixa taxa de rendimento e os baixos salários. Esses fatores são sempre citados como empecilhos por quem não consegue poupar, mas também há fatores comportamentais. É fundamental enxergar na poupança um bom investimento, que, dependendo da administração, pode trazer lucro, sem falar que ter reserva é fundamental para quitar eventuais emergências, não se complicando financeiramente.

Faça os cálculos, anote detalhadamente todos os gastos e veja quanto a soma de todas as suas parcelas pode comprometer seu orçamento. Desta forma, será possível dimensionar as dívidas e evitar que contas inesperadas vençam sem que possa pagá-las, acarretando juros, multas e outras complicações. Afinal, nunca é bom ser pego desprevenido.

Dora Ramos é especialista em contabilidade e controladoria e diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial.

Palavra do leitor

Frota
Como essa turma gosta de gastar dinheiro! Renovar a frota da Câmara de Santo André até acho justo, porque são veículos 2007, 2008 (Política, dia 7). Tenho um Gol 1996, viajo a trabalho por este Brasil afora é só cuido da manutenção, que não é muito cara. Mesmo sabendo que são do modelo Palio, carros populares, é absurdo!
Breno Reginaldo Silva
Santo André

Resposta
Sobre a carta do leitor Cecél Garcia (AME, dia 9), a Secretaria de Inclusão Social esclarece que possui convênio com a AME (Associação Méthodos Especiais) e repassa valores para o atendimento de 20 crianças, dentro dos critérios desta Pasta. Também reconhece o trabalho que é realizado pelas instituições que desenvolvem este atendimento tão especializado, como AME e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Prefeitura de Santo André

Buraqueira
Quero reclamar do ‘relaxo’ na conservação da Avenida dos Estados, no trecho entre a Praça Itália, em São Caetano, até a Avenida da Paz, em Utinga, Santo André, onde há muitos buracos e é necessário muito cuidado no deslocamento no local. Por pouco não houve um acidente com gravidade, dia 8. Estava trafegando sentido Santo André pela terceira faixa, de Vila Prosperidade, em São Caetano, até Utinga, quando quase me envolvi em acidente entre um automóvel e uma motociclista, pois o carro que vinha na quarta faixa desviou de buraco na pista, entrando na minha faixa, fechando meu traçado. Por reflexo desviei para a segunda faixa, de onde vinha o motociclista, que precisou de muita habilidade para controlar a moto para a primeira faixa. Por sorte, ninguém se feriu. Fica a crítica de que a ausência do trabalho do poder público também pode causar acidente.
Agostinho Marcos Fratini
Santo André

Vilões ou heróis?
Começo de ano sempre somos agraciados com os carnês de IPVA, IPTU etc. Depois do aumento em São Paulo, agora vem a polêmica em São Caetano! Como futuro morador e eleitor dessa cidade, gostaria de convidar os vereadores que votaram contra esse aumento a darem explicações neste respeitado Diário, pois elas podem e muito refletir não só nos da minha família, mas, também, nos votos de vários eleitores que não têm ‘rabo preso’ com alguém dessa maravilhosa cidade!
Augusto Xavier
Santo André

Conselhos e comunas
Serão os conselhos participativos do prefeito Fernando Haddad a gestação de futuras ‘comunas’? E a oposição, que não acorda!
Tânia Tavares
Capital

Irmãos Metralha
O quê foram fazer os Irmãos Metralha no funeral de pessoa tão digna, ser de outro planeta? E com financiamento do erário? Por que o líder mor não foi convidado? Será por que é cassado pela Interpol? Nossa esperança é que um ser tão iluminado, que partiu para outras conquistas, ilumine a mente dessas pessoas, que têm a oportunidade de serem superiores, mas a usa para ‘bolar projetos’ para interesses próprios.
Antônio Carlos Pattaro
São Bernardo

Da verdade
Estou decepcionada! Imaginei que a Comissão da Verdade fosse conseguir provar que os militares envenenaram Jango. Tiraram o ex-presidente de seu eterno descanso e nada! Agora, apelaram para Juscelino. Vamos ver se desta vez emplacam. Afinal, convenhamos, um País governado por partido que se diz de esquerda, mas que não consegue apresentar nenhum ex-presidente vítima da opressão, fica sem graça. Força aí, pessoal da Comissão da Verdade.
Eliana França Leme
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;