Setecidades Titulo Fim de ano
Segurança é reforçada para garantir compras

Em Santo André, operação conjunta entre PM e GCM amplia em até 70% efetivo nas ruas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
10/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Com o aumento da circulação de pessoas nas áreas centrais das sete cidades em virtude das compras de Natal, as prefeituras e a PM (Polícia Militar) iniciam ação para reforçar a Segurança e coibir crimes como roubos e furtos. Neste ano, o aumento de efetivo pode chegar até a 70%, como é o caso de Santo André. A operação integrada na cidade teve início ontem em nove locais.

O reforço na segurança em Santo André ocorrerá na região do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro, no bairro Assunção, Vila Bela Vista, Vila Luzita, entorno da Avenida Carijós, na Vila Alzira, Dom Pedro I, Vila Pires, Vila Homero Thon e bairro Santa Terezinha até o dia 24. O patrulhamento ocorrerá entre 10h e 22h.

Conforme explica o coordenador da campanha em Santo André, o capitão da PM Luiz Roberto de Moraes, a presença dos policiais coíbe a ação de pessoas mal-intencionadas. “Será feita distribuição de panfletos com dicas de como a população pode se prevenir: evitar fazer compras sozinho, não deixar bolsas e carteiras abertas e transportá-las sempre à frente do corpo”, explica.

O secretário de Segurança de Santo André, José Luiz Navarro, destaca que as 42 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade terão papel de auxiliar na ação. “Assim que o operador identificar algo irregular, poderá acionar o efetivo locado para obter pronta resposta”, diz. Serão pelo menos 15% mais guardas-civis nestes locais.

A profissional de relações públicas Jaqueline Correa, 30 anos, considera que a medida deveria ser aplicada durante o ano todo . Há cerca de dois meses, a moradora de Santo André diz ter sofrido tentativa de assalto no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima. “Dois menores me abordaram e puxaram minha bolsa até que escorreguei e caí. Eles saíram correndo”, relembra.

Por parte da Polícia Civil, o delegado titular do 1º DP (Centro) da cidade, Lupércio Dimov, promete reforçar a equipe do plantão, responsável pelo atendimento para registro dos boletins de ocorrência, com mais dois investigadores.

OCORRÊNCIAS

O número de ocorrências nas áreas centrais da região geralmente é maior em dezembro, em comparação com os demais meses do ano. Em 2012 foram 2,55% mais roubos, 26,42% mais roubos de veículos e 3,2% mais furtos nesta época, em comparação com novembro.

Dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado mostram que na comparação entre dezembro de 2011 e 2012, o número de ocorrências relacionadas a roubo e furto de veículos e outros furtos nas áreas centrais das sete cidades teve alta de 34%, 22,51% e 23,72%, respectivamente.

Demais cidades também realizam prevenção

A Operação Papai Noel, integração entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar), teve início em São Caetano no dia 2. Foi reforçado o patrulhamento em cinco eixos comerciais: Centro, Rua Visconde de Inhaúma, Rua Taipas, bairro Santa Paula e bairro São José. Ações ocorrem entre 10h e 23h.

Em São Bernardo, a Operação Natal da GCM começou no dia 1º e vai até o dia 2 de janeiro. Além do Centro, o bairro Rudge Ramos também recebe reforço extra nesta época.

Vias da cidade, como Marechal Deodoro, Jurubatuba, Faria Lima, Prestes Maia e Santa Filomena, por exemplo, contam com cinco viaturas com dez guardas e 12 GCMs que circulam em bicicletas. Já na região do Rudge Ramos, principalmente no largo e também na Vergueiro e Caminho do Mar, serão oito bicicletas e efetivo a pé, totalizando 15 guardas por dia.

Em Diadema, além da região central, serão atendidos os bairros Piraporinha, Jardim Promissão, Taboão, Campanário, Eldorado, Inamar, Serraria e Vila Nogueira. O lançamento oficial da operação ocorre hoje.

Ribeirão Pires informou ter reforçado as rondas da GCM principalmente na área central, onde há grande concentração de comércios. Já Rio Grande da Serra informou que, por não contar com guardas-civis, terá apenas atuação da Polícia Militar neste período.

Além da presença dos policiais militares e guardas-civis, as cidades reforçam a atuação de fiscais, que têm função de evitar comércio irregular. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;