Setecidades Titulo Trânsito
Consórcio cobra
sincronização em corredor

Burocracia impede compra de aparelhos para
mudança de tempos em sinais de grandes avenidas

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/12/2013 | 07:00
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Denis Maciel/DGABC


O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC cobra da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) a reprogramação de semáforos ao longo das principais avenidas por onde passa o Corredor ABD (São Mateus/Brooklin/Jabaquara). Entre as vias que necessitam de mudança nos tempos dos sinais estão a Piraporinha, Lucas Nogueira Garcês e Pereira Barreto.

Na manhã de ontem, o engenheiro Alexandre Zum Winkel apresentou aos sete prefeitos da região o projeto para revitalização semafórica de 200 cruzamentos em vias de ligação entre municípios. Em 150 dessas intersecções a reprogramação começou a ser feita entre setembro e novembro. Nos outros 50 pontos, o trabalho não pôde ser realizado devido ao impasse com a EMTU.

“Nas avenidas Piraporinha, Lucas Nogueira Garcês e Pereira Barreto, os programadores são muito antigos e não permitem a configuração de planos semafóricos variados”, explica Winkel. Dessa forma, os períodos em que o sinal fica vermelho não podem ser alterados com base no fluxo predominante. A adaptação das fases conforme a demanda diminuiria o tempo de parada em alguns horários em até três quartos.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida, afirma que a EMTU foi procurada em diversas ocasiões. “Eles dizem que a troca dos programadores não faz parte do contrato, mas também não nos deixam fazer a substituição.” Por outro lado, a gerenciadora do transporte intermunicipal afirmou ao Diário que se reuniu em outubro com representantes da entidade regional e que fará a reprogramação em parceria com a concessionária Metra com base no diagnóstico mostrado ontem.

RESULTADOS

No cruzamento das avenidas do Taboão e Doutor Rudge Ramos, na divisa de São Bernardo com São Caetano, a readequação possibilitou melhoria de 37% na fluidez, com o tempo de espera caindo de 389,13 segundos para 243,47 segundos. No encontro da Avenida Capitão João com o Viaduto da Esperança, entre Mauá e Ribeirão Pires, a melhora foi ainda mais significativa, de 87%. Antes, os motoristas aguardavam, em média, 291,36 segundos no pico da tarde. Agora, a parada demora cerca de 36,72 segundos.

O projeto de revitalização semafórica foi contratado em maio pelo Consórcio e custou R$ 520 mil, aproximadamente. A elaboração demorou em torno de quatro meses.

União aprova aumento de repasses

O governo federal aprovou aumento de 16% nos repasses para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC direcionados à primeira fase do Plano Regional de Mobilidade. Em agosto, em visita a São Bernardo, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a investir R$ 793 milhões para melhorias do sistema viário da região. Agora, a União aprovou demandas complementares dos sete prefeitos e autorizou aumento para R$ 920,1 milhões.

Entre as obras adicionais que não estavam previstas estão a construção de vias em Ribeirão Pires, viaduto no fim da Avenida Presidente Castelo Branco, em Mauá, e a implantação de corredor de ônibus na futura Marginal dos Couros, em São Bernardo, que já está em construção.

Do total de recursos complementares, R$ 73,2 milhões são para Ribeirão Pires, R$ 33,9 milhões para Mauá e R$ 20 milhões para São Bernardo. Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida, o incremento da verba repassada foi autorizado depois que os municípios conseguiram comprovar ao governo federal que as intervenções irão beneficiar o transporte público, e não apenas os usuários de veículos particulares.

A estimativa do Consórcio é de que o decreto que efetiva o repasse seja publicado ainda neste mês. De acordo com Andrea, após a publicação, as primeiras obras devem ter início entre 60 e 90 dias, aproximadamente.
 




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