Setecidades Titulo Prevenção
Mosquitos conscientizam
sobre os riscos da dengue

Ações no calçadão da Oliveira Lima, em Sto.André,
marcam início da campanha de combate à doença

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
26/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Santo André deu início ontem à Semana Nacional de Controle de Dengue, com diversas ações de conscientização realizadas no calçadão da Rua Oliveira Lima, no Centro. Além disso, ao longo de todo o dia, 80 agentes de Saúde trabalharam porta a porta para orientar os moradores sobre os riscos da doença.

No calçadão houve atividade sobre como evitar a contaminação em ambiente de trabalho, teatro de fantoches para as crianças e filmes exibidos em caminhão do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Além disso, dois agentes fantasiados de mosquito Aedes aegypti circularam entre os pedestres para falar dos perigos da doença.

O prefeito Carlos Grana (PT) garantiu que o trabalho conjunto nas divisas do município será realizado novamente, assim como no início deste ano. “Trata-se de uma campanha permanente, mas intensificada no verão. A atuação dos agentes é muito importante para alcançar resultados positivos. Queremos repetir a ação que fizemos no início do ano nas divisas, expandindo a parceria para a prefeitura de São Paulo.”

A expectativa da campanha é que o número de casos no município caia com relação ao ano passado. Conforme o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno, no último verão foram registrados 40 casos contraídos na cidade e 125 importados de outros municípios.

Ainda segundo o secretário, os agentes que participarão da campanha passaram por treinamento para atualizar o conhecimento de combate e controle da doença e também para conversar com o maior número de moradores. “Em alguns bairros mais centrais, ou mesmo em condomínios, o índice de recusa de entrada dos agentes em domicílio chega a 30%. Já em bairros periféricos, atinge cerca de 15%. Os agentes têm orientação para que insistam e tentem passar as informações de maneira que atinjam a maior parte da população”, afirma Nepomuceno.

Até o fim de dezembro, será intensificado o combate ao mosquito transmissor da dengue nas regiões do Parque Novo Oratório, bairro Jardim, Vila Palmares, Vila Alzira e Homero Thon. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;