Setecidades Titulo Em um mês
Roubo e furto de veículos registram alta de 10,39% em um mês na região

Número de homicídios dolosos se manteve estável em 27 casos computados em outubro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os casos de roubo e furto de veículos na região tiveram alta de 10,39% na comparação entre os meses de setembro e outubro. De acordo com as estatísticas criminais divulgadas ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado, são quase 74 ocorrências do tipo no Grande ABC por dia.

Os dados da região seguem tendência estadual, tendo em vista aumento de 8,26% no número de roubo e furto de veículos no Estado entre setembro e outubro. No total, foram 19.521 ocorrências no último mês. Entre as sete cidades, o destaque fica por conta de São Caetano, onde a alta foi de 29,25% entre os dois meses – o número de ocorrências passou de 147 para 190.

Também houve crescimento no número de roubos e furtos de veículos nas sete cidades na comparação entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2012. Neste caso, a alta foi de 21,93%. Já no Estado, no mesmo período do ano, o aumento foi de 8,41%.

Para o comandante da PM (Polícia Militar) da região, coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, os dados apontam necessidade de se atacar estes crimes, tendo em vista a prioridade da polícia em combater crimes letais ou que causem traumas na população. “Estamos em uma região que tem muitos hospitais e universidades e carência de estacionamentos. As pessoas deixam os carros nas ruas, o que favorece a criminalidade.”

Outro ponto destacado pelo coronel é a proposta de lei que acaba com os desmanches ilegais de veículos no Estado. Com base no Projeto de Lei 380/2013, de iniciativa do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o projeto tramita na Assembleia Legislativa em caráter de urgência.

Os outros crimes envolvendo o patrimônio, como roubos e furtos em geral, apresentaram alta de 6,15% no período. O aumento foi menor que o observado no Estado – 8,26%. Já na relação ano a ano, a região teve 6,54% mais roubos e furtos em outubro de 2013 do que no mesmo mês de 2012 e, no Estado, a alta foi mais tímida, 3,36%.

O delegado Ângelo Isola, titular da Seccional de Santo André, que também é responsável por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, atribui o alto número de registro de roubos e furtos à facilidade oferecida pelo sistema virtual da Polícia Civil. “O pessoal perde um celular ou os documentos e registra como roubo ou furto para ter direito à emissão de segunda via sem custo.”

Já sobre roubos e furtos de veículos, o delegado relaciona o aumento à existência de desmanches na divisa com a Capital. “Os carros são roubados aqui e levados para lá.”

HOMICÍDIOS

Enquanto o Estado comemora, pelo sétimo mês consecutivo, redução nos homicídios dolosos em outubro, a região amarga a manutenção do mesmo índice de setembro – 27 pessoas assassinadas. Na Região Metropolitana, os números caíram 29,4% em outubro, registrando a maior redução dos últimos 37 meses.

A média de mortes em razão de assassinatos na região é considerada alta pelo comandante da PM. “A polícia trabalha para que não haja nenhum crime, porque temos a visão de que cada vida é muito importante.” Ricciarelli considera ainda a necessidade de investimento na prevenção primária, como iluminação adequada. “Já temos bons exemplos de ação do poder público que contribuem para a garantia da Segurança, como é o caso da implantação da Lei Seca em Diadema e Mauá.” (colaborou Fábio Munhoz) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;