Cena Política Titulo
Amnésia sindical
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
21/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Não é a primeira vez que trataremos desse assunto nesta coluna. Aliás, uma delas foi ontem. Mas não a única. Em algumas oportunidades foi pontuado o tratamento do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), com os servidores. Reclamações dos próprios funcionários, ressalte-se. O petista foi sindicalista. Defendeu os direitos dos trabalhadores. Presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC por três mandatos, de 1996 a 2003. Comandou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) de 2003 a 2005. Nesse tempo todo, do lado dos trabalhadores. Porém, ao assumir a Prefeitura de São Bernardo, parece que esqueceu de seu passado de lutas. O mais recente episódio envolve o Estatuto do Magistério. O documento foi rejeitado três vezes pelos professores, mas mesmo assim o prefeito enviou à Câmara para votação. Os funcionários não querem o texto do jeito que está. O principal ponto de discordância: diretores, coordenadores e supervisores de ensino, cujos cargos atualmente são preenchidos por concurso, serão indicados diretamente pelo governo. Sai a meritocracia, entra a politicagem. Tudo foi tratado – e ignorado, pelo visto – na mesa de negociação entre Prefeitura e Sindserv (Sindicato dos Servidores). Porque Marinho está do outro lado do balcão. Agora é patrão. Esqueceu do passado, prefeito?

Muamba

Integrantes do governo Saulo Benevides (PMDB), de Ribeirão Pires, e vereadores embarcaram em excursão recente para o Paraguai. Oficialmente, tratava-se de passeio turístico. Mas quem ultrapassa a fronteira para, de fato, conhecer o território paraguaio? Teve gente que viu na bagagem um eletrônico ou outro com os políticos.

Agenda eleitoral

O presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), e o vereador de São Caetano Pio Mielo (PT) passam o dia de hoje em Brasília. Estarão nos Ministérios da Educação (comandado por Aloizio Mercadante-PT), Saúde (Alexandre Padilha-PT) e Turismo (Gastão Vieira-PMDB). Alguém acha que a agenda não terá a eleição de 2014 na pauta?

Juntos?

CUT (Central Única dos Trabalhadores), PCdoB e a direção nacional do PT divulgaram o que chamam de ‘manifesto de repúdio às prisões ilegais’ dos condenados no processo do Mensalão. Assinam o documento 150 petistas e familiares dos presos, além de juristas e personalidades simpáticos ao PT. Do Grande ABC, só a ex-vereadora de Diadema Irene dos Santos (PT) e o ex-prefeito de Mauá Oswaldo (PT-foto), integrante do diretório nacional do partido. Cadê os demais companheiros?

Ausência

Show de dona Ivone Lara, em Santo André, ontem, no Paço, para comemorar o Dia da Consciência Negra. A ausência do secretário de Cultura de Santo André, Raimundo Salles (PDT), foi comentada nos bastidores. Uns defenderam que o pedetista, como chefe da Pasta que promoveu o espetáculo, deveria estar presente. Outros disseram que foi melhor sem ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;