Cena Política Titulo Cena Política
Faca e queijo nas mãos

Começa hoje na Câmara de São Caetano e vai até terça-feira que vem a discussão sobre o

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/11/2013 | 07:02
Compartilhar notícia


Começa hoje na Câmara de São Caetano e vai até terça-feira que vem a discussão sobre o Orçamento de 2014. A previsão do governo Paulo Pinheiro (PMDB) é arrecadar R$ 1,022 bilhão. O principal ponto a ser debatido pelos vereadores é a margem de remanejamento. Pio Mielo (PT) e Edison Parra (PHS) lideram as articulações para que o índice seja entre 20% e 30%, contrariando as expectativas do chefe do Executivo, que quer possibilidade de mudança em 100% da peça. O peemedebista defende esse percentual desde que era vereador e votou a favor dos Orçamentos de seus antecessores. “O prefeito tem de decidir onde aplicar a verba. É para isso que foi eleito”, discorre Pinheiro. O fato é que, com 100% de remanejamento, a previsão de receita e gastos da administração é cheque em branco na mão do comandante do Palácio da Cerâmica. Porém, os 20% ou 30% sugeridos por Pio e Parra também são, pois a maior parte da previsão financeira está comprometida com custeio dos equipamentos, pagamento de funcionários e recursos carimbados para ser investidos impreterivelmente em áreas determinadas. Sobra pouco para investimento. Não chega ao percentual sugerido pelos parlamentares. De qualquer forma, Pinheiro terá a faca e o queijo nas mãos. Sendo assim, os vereadores poderiam abrir discussões mais aprofundadas sobre outros pontos do Orçamento.

Primeira parte
O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), explica hoje detalhes do contrato que assinará com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 48 milhões. É a primeira leva de recursos anunciados pela presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto que chega à região. O dinheiro será investido em obras de contenção de encostas. Os locais foram definidos pelo Consórcio Intermunicipal.

Dor de cabeça
O secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Diadema, Fernando Moreira Machado, foi designado pelo prefeito Lauro Michels (PV) para ocupar a presidência da extinta ETCD (Empresa de Transporte Público de Diadema). Embora fora de circulação desde 2011, a empresa não foi liquidada totalmente. Dor de cabeça com trâmites burocráticos.

Reunião vermelha
Os sete presidentes eleitos do PT nas cidades do Grande ABC realizam hoje o primeiro encontro. A reunião será a partir das 8h, em famoso restaurante de São Bernardo. Será o início das discussões do partido sobre as eleições de 2014. O novo comandante da Macro ABC, Claudinho da Geladeira, também participará.

Quase definido
O ex-vereador de São Bernardo Admir Ferro (PSDB-foto) disse que é 99% candidato a deputado estadual. O tucano obteve 22.275 votos na eleição de 2010, sendo 14.362 em São Bernardo, e também está de olho em parte dos 68 mil votos de Alex Manente (PPS) na cidade, que sairá a federal. Eles têm relação estreita.

Não é de hoje
A população da Vila São Pedro não ficou nada satisfeita com o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) durante o feriado. Houve relatos de que, mais uma vez, não havia médicos no local. A reclamação não é de hoje. Nos últimos três fins de semana, não havia clínico e pediatra, afirma o munícipe Wanderlei Tavares de Lima. A Secretaria de Saúde não vai fazer nada?
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;