Setecidades Titulo São Bernardo
Profissionais cubanos são bem recepcionados
Do Diário OnLine
12/11/2013 | 14:12
Compartilhar notícia


O primeiro dia de atendimento da médica cubana Ylsia Maria Simpson Quevedo, na UBS Jardim Nazareth, em São Bernardo, causou curiosidade na população. O comentário sobre a nova profissional estrangeira estava pelos corredores da unidade nesta terça-feira. A população, inclusive, foi até a sala de Ylsia para dar pessoalmente as boas vindas.

Segundo a médica, a escolha da unidade do Jardim Nazareth, bairro periférico da cidade, foi devido à necessidade da população e à possibilidade de se realizar medicina preventiva. A UBS atende muitos problemas relacionados ao uso de drogas.

O posto trabalha há 16 anos com saúde primária e o local passou por uma reforma no ano passado. A unidade possui três equipes do Programa Saúde da Família e cada uma é responsável pelo atendimento de oito mil pessoas.

Mais Médicos - São Bernardo terá atuação de sete médicos cubanos por meio do Programa Mais Médicos. Os profissionais irão trabalhar nas UBSs Jardim Represa, Vila União, Vila Marchi, Vila São Pedro, Orquídeas e Nazareth. Os atendimentos deveriam ter começado na segunda-feira, mas a administração afirmou que os clínicos ainda estavam em processo de treinamento interno.


Na primeira etapa do programa, a cidade foi contemplada com três profissionais, sendo duas brasileiras formadas no exterior. O município pleiteia ainda, junto ao governo federal, o envio de mais 24 médicos. (Com informações de Natália Fernandjes)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;