Política Titulo Antigos aliados
Filippi recorre a
diademenses para Saúde

Osvaldo Misso e Adelaide Moraes ocupam cargo de
destaque no governo de Fernando Haddad, na Capital

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/11/2013 | 07:06
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT), que está à frente da Secretaria de Saúde da Capital, resgatou antigos aliados para ocupar cargos de destaque na Pasta da administração do prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo.
Braço-direito de Filippi em seus dois últimos mandatos em Diadema (entre 2001 e 2008), Osvaldo Misso (PT) deixou a diretoria da Caixa Econômica Federal, em Brasília, para ser chefe de Gabinete do petista na secretaria municipal.

Misso já atuou na prefeitura paulistana, durante gestão de Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004, e se envolveu na polêmica da suspeita de fraude na licitação para contratação de prestadora de coleta de lixo. Além de Misso, Marta tinha outro diademense em sua equipe de governo: Walter Rasmussen, que nas administrações petistas em Diadema comandou a Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema).

Na cidade, Misso foi secretário de Obras, Saúde e chefe de Gabinete. Estava na cidade durante a inauguração do Quarteirão da Saúde, em 2007, uma das principais bandeiras do fim de ciclo de Filippi no Paço. No mandato do sucessor de Filippi, Mário Reali (PT), Osvaldo Misso foi chamado às pressas para substituir Antônio Fidélis (PT) na articulação do Executivo com a Câmara e terminou a gestão no comando da chefia de Gabinete.

Ex-secretária de Finanças de Filippi e Reali, Adelaite Maria Bezerra de Moraes lidera a Coordenadoria Orçamentária Financeira da Secretaria de Saúde de São Paulo. Em seu período em Diadema, teve de enfrentar crises financeiras e diversos sequestros de precatórios, que, em 2009, subtraíram mais de R$ 40 milhões dos cofres públicos – Reali sempre alega que esse fato atrasou em ao menos um ano sua administração.

Já Pedro Henrique Silva foi alçado ao cargo de coordenador especial de Comunicação da Pasta. Ele era assessor direto de Filippi na Câmara dos Deputados.

Outro nome de Diadema que atua na Secretaria de Saúde é o do médico Paulo Milanese (PSL), que chegou a se colocar na disputa majoritária do ano passado, mas retirou após composição de seu partido com o PT para a chapa proporcional. Milanese apoiou o presidente do PT municipal, Josa Queiroz, ao Legislativo e, na Capital, está lotado como especialista em Saúde nível 3.

ACOLHIMENTO
Ex-presidente da Câmara de Diadema e eterno aliado de Filippi, Marco Antonio Ernandez, o Marquinhos (PT), também foi contemplado com cargo no governo Haddad. Ele é chefe de Gabinete da subprefeitura de Aricanduva, liderada por Dilian Guimarães. Ganha R$ 17,4 mil mensais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;