Palavra do Leitor Titulo Coluna
Educação aliada à ação social

Já fizeram alguma dessas perguntas para você?

Do Diário do Grande ABC
11/11/2013 | 07:47
Compartilhar notícia


Artigo

Já fizeram alguma dessas perguntas para você?

– ‘O que é obsolescência programada?’

– ‘Você já se sentiu feliz ao perceber o menor sinal de problema no seu celular, computador, tablet ou outro aparelho eletrônico?’

– ‘O que fazer com o celular, computador e outros aparelhos eletrônicos cada vez que compramos modelo mais ‘novo’?

Questionamentos como esses motivaram professores da escola Arquiteto Oscar Niemeyer a formatar projeto relativo ao tema lixo eletrônico. Posteriormente, houve a adesão dos professores da escola Professor Vicente Bastos, ambas da rede municipal de ensino de São Caetano.

O fato é que o crescimento do consumo desses produtos progride de forma geométrica, influenciado pelo aumento do poder aquisitivo da população e pela velocidade com que os produtos são lançados.

O objetivo geral do projeto é recolher resíduos eletroeletrônicos junto à população são-caetanense e, especificamente, auxiliar na formação e/ou ampliação da educação ambiental dos alunos e seus familiares a fim de potencializar o senso de responsabilidade com o meio ambiente.

Canais de captação de lixo eletrônico ainda são raros em terras do Grande ABC, no entanto, a lei número 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos deve proporcionar mudança radical nesse panorama, afinal, estabeleceu a logística reversa e a responsabilidade compartilhada, entre suas principais inovações. No entanto, para que isso se realize ainda faltam algumas regulamentações da lei e a assinatura dos acordos setoriais.

Por isso, enquanto os pontos de coleta permanentes não se materializam de forma ampla devemos valorizar atitudes como essa e, sobretudo, não perder a oportunidade de descartar de forma correta os eletroeletrônicos que, provavelmente, estão amontoados nas prateleiras ou nos sótãos.

O período de coleta será entre 11 e 22 de novembro (exceto sábado, domingo e feriado), das 8h às 18h, nos seguintes locais: EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Arquiteto Oscar Niemeyer, localizada na Avenida Paraíso, 600, no bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano, e na EME (Escola Municipal de Ensino) Professor Vicente Bastos,situada na Rua Humberto de Campos, 550, bairro São José, também em São Caetano.

Vale a pena salientar que a campanha é aberta para toda a comunidade, exceto pessoas jurídicas. E não serão aceitos aparelhos de ar-condicionado, lavadoras de roupas, geladeiras, pilhas e lâmpadas.

Armando Pereira é mestre em Educação Matemática pela PUC-SP.<EM>

Palavra do leitor

Cadê a Justiça?
Reconheço ser crítico ao PT, porém e, como muitos, fui iludido quando acreditei que pelas ações dessa sigla e seus representantes teríamos um Brasil a caminho da Justiça e valores tangíveis. Daí, quando seus expoentes sentiram que o dinheiro poderia, segundo Caetano Veloso, ‘erguer e destruir coisas belas’, preferiam ficar com a segunda proposta. Só queremos nosso País de volta. Quero meu dinheiro para a Saúde, Educação e outras prioridades. Quero cadeia para esses desonestos. Jamais poderia generalizar, pois existem no PT aqueles a quem precisamos dispensar respeito. Bem como aqueles que temos que cerrá-los atrás das grades da Justiça. Até porque na ditadura tínhamos cerceamento, mas sabíamos que essa era o seu vértice. E na abertura, temos o pior, a impunidade!
Cecél Garcia
Santo André

Cidade Limpa
Quando era vereador, no mandato do prefeito Aidan, o atual secretario de Obras e Serviços Urbanos de Santo André tinha projeto denominado Cidade Limpa, que, segundo ele, não foi posto em prática porque o prefeito dizia que sua equipe tinha programa semelhante e que esse sim seria executado, motivo pelo qual o vereador e seus pares desistiram de tal projeto. Com a derrota de Aidan, não se falou mais nisso e nem se fala na atual gestão. Enquanto isso, como disse o leitor Celso Luiz Davanso (Competição, dia 8), Santo André ‘se transformou no latão de lixo do Grande ABC’. Por que o senhor secretário, usando de seu cargo, não faz o que queria fazer como vereador? Santo André já foi uma bela cidade. O senhor deve se lembrar disso, secretário. O senhor nasceu aqui e brincou em suas ruas, que eram limpas. Volte a pensar no seu projeto. Ou será que era só ‘conversa para boi dormir’? Por favor, se algum assessor for dar resposta para minha carta, peça para vê-la, antes que seja publicada. Estou farto de respostas dadas por pessoas desinteressadas, que só se manifestam para cumprir, mal, com a obrigação de assessor.
Sebastião Oliveira
Santo André

Justiça Eleitoral
O povo quer saber em que resort estão ‘descansando’ os juízes do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral. Quer ir até lá e pedir aos meritíssimos para ficarem de olho no ‘comercial’ do Frigorífico JBS Friboi. Espelha propaganda política desmedida. A Friboi, provavelmente sob domínio político, está dando tapa na sabedoria, dignidade, honestidade, integridade, seriedade, respeitabilidade e honradez do eleitor brasileiro. Estamos sentindo nessa propaganda o desejo de o PMDB/PT nos empurrar goela abaixo o Junior Friboi e a Dilma Rousseff. Acorda, Justiça Eleitoral.
Leônidas Marques
Volta Redonda (RJ)

Denúncias
Os partidos políticos descobriram fonte inesgotável de informações para denegrir a imagem de seus antagonistas. Basta levantar um ‘podre’ de qualquer servidor chegado à corrupção, que geralmente, ou definitivamente, são filiados a esse ou aquele partido, e pronto, o estrago está feito. Depois é só acompanhar o noticiário. A propósito, a eleição está aí.
José Marques
Capital

Mobilidade
Assistindo aos grandes congestionamentos que ocorrem diariamente em quase todas as cidades e no Centro de São Paulo, que chega aos incríveis 500 quilômetros – o que é irritante, ocasiona gasto de combustíveis, atrasos ao trabalho e consultas, piora a poluição etc –, percebemos o jeito que nossos governantes administram o País e as cidades. É uma falta de planejamento incrível! Desde o tempo do ex-presidente Juscelino Kubitschek que estão incentivando a indústria estrangeira automobilística a produzir cada dia mais veículos. O real interesse dos governantes é a arrecadação de impostos. É preciso lembrar que cada veículo que sai às ruas ocupa espaço, e quanto mais se produz, nas mais de 28 indústrias instaladas no País, mais ruas e rodovias deveríamos ter. Se não, podemos chegar ao ponto da imobilidade total. Então, as pessoas deixarão de comprar carro, não por falta de dinheiro, mas por ausência de espaço para tirar o carro da garagem. E automóvel só para enfeitar garagem sai caro. Acorda, Brasil.
Ivanir de Lima
São Bernardo

Insulto ético
Somatória de deboches! Excrescência moral! Não há como adjetivar a nudez moral e ética dos nossos aparelhos legais, que deveriam se antecipar e, a serviço do cidadão brasileiro, não permitir a existência de legendas visivelmente a favor do malfeito, como nossa presidente sacramenta a corrupção. No horário político partidário, pago por nós, no dia 7, o Partido Republicano dá banho de demonstração do incoerente abissal. Os maiores produtores de falcatruas, condenados em um monte de processos, prisões decretadas, enfim, um livro de fichas sujas, todos avalizados pelo senador Mágno Malta, e o mais recente enganador, Tiririca, tripudiam falando em ‘justiça social’, uma vez que suas ‘capivaras’ eles não são obrigados a exibir antes das propagandas! Seria engraçado senadores e deputados em autodelação obrigada, já que não pagam por nada.
Paulo Rogério Bolas
Santo André
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;