Política Titulo Rosinhas protestam
Comissão de voluntárias se reúne hoje com governo

Encontro serve para tentar colocar fim ao impasse provocado pelo despejo da entidade

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/11/2013 | 07:52
Compartilhar notícia


Comissão formada pela Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André se reunirá hoje com integrantes do governo Carlos Grana (PT) para tentar colocar fim no impasse provocado pela medida administrativa de despejo da entidade, alocada em imóvel no bairro Assunção. O contrato de aluguel expira em 30 de novembro. O Paço alega que o procedimento se deu devido à falta de interesse do proprietário em renovar o contrato. A instituição sugere suposta perseguição política.

Líderes da associação lotaram ontem o plenário da Câmara para protestar contra a situação de entrevero. “Com certeza a questão é política. Começamos com o prefeito (petista) Celso Daniel (em 1999). Fazemos trabalho completamente voluntário. Que saudades dessa época”, disse a presidente da entidade, Cidinha Montoro, irmã do vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT). O governo andreense gasta em torno de R$ 40 mil ao ano, incluindo também custos com telefone, água e luz.

As componentes da associação fazem serviço assistencial no CHM (Centro Hospitalar Municipal) e no Hospital da Mulher, como corte de cabelo, unhas e auxílio aos acompanhantes dos pacientes.

A avaliação é de que o desgaste político sofrido com a questão é desnecessário por conta do baixo valor custeado pela Prefeitura. O secretário de Gabinete, Tiago Nogueira (PT), que participará do encontro junto com funcionários da Pasta de Saúde no primeiro andar do Paço, sustentou que existe possibilidade de encontrar solução. “A ideia é buscar alternativa. Podemos arrumar outra sala, um lugar público. O problema é pontual: o dono não quer renovar, porque o trabalho voluntário não muda nada.”

São aproximadamente 90 voluntárias. Durante a sessão, a maioria dos vereadores se mostrou favorável à manifestação das rosinhas, como são conhecidas devido à cor da roupa que usam durante o serviço – elas compareceram no plenário com o uniforme de trabalho. Alguns vereadores, inclusive, citaram que, caso a Prefeitura não ceda ao protesto, iniciado ontem na Câmara, vão encaminhar emendas parlamentares para arcar com o pagamento das despesas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;