Política Titulo Na eleição
Paço aciona Aidan por
uso ilegal de bens públicos

Celular funcional da Prefeitura de Sto.André teria
sido utilizado para atos da campanha do ex-prefeito

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/11/2013 | 07:12
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), entrará com ação contra o ex-chefe do Executivo Aidan Ravin (hoje no PSB) por suposto uso indevido do patrimônio público. A medida judicial é motivada por conta da eventual utilização de um celular funcional da Prefeitura – vinculado ao gabinete – para troca de mensagens referentes ao processo eleitoral do ano passado. O processo será protocolado nos próximos dias no Ministério Público Eleitoral.

Conforme informações do secretário de Gabinete, Tiago Nogueira (PT), o aparelho de telefonia móvel foi enviado para manutenção depois de longo período quebrado. Segundo o petista, após o retorno do celular, a funcionária comissionada que ficou com o telefone percebeu o conteúdo ilegal das mensagens. “Fato que a linha é da Prefeitura. Trata-se de crime, uso irregular de um bem público. Vamos acionar o MP, que vai avaliar se o problema é de ordem eleitoral ou contra o patrimônio.”

Uma das mensagens que serão anexadas ao processo relata: “Todos que estão esternos (sic) retirar a camiseta azul (cor usada na campanha de Aidan). Repassar a informação. Ordens da coordenação.” Outro texto diz: “Amanhã vou fazer boca de urna. Pode entregar (as bandeiras) na minha casa, se conseguir. Vamos à vitória”. São aproximadamente 20 mensagens gravadas no aparelho, mencionando horário de encontros diários no galpão do PTB. Por fim, há uma que cita: “Favor informar os líderes para não ficarem em aglomeração ou com materiais na mão.”

O secretário sustentou que o departamento jurídico já foi ativado para preparar petição e protocolar no MP, inclusive, deixando o aparelho para a perícia. “Estamos levantando todas as medidas cabíveis. Tentaremos pedir a quebra de sigilo para todos os celulares (corporativos)”, afirmou. São cerca de 300 equipamentos à disposição dos servidores. “É prova deslavada (de utilização da máquina) para benefício da candidatura do PTB. O celular era da secretária direta, não dava para dizer que não sabiam.”

Por nota, Aidan rechaçou a denúncia do PT. Afirmou que os celulares do Paço eram utilizados somente para comunicação entre os funcionários e em hipótese alguma eram usados para outros fins, a não ser assuntos internos relacionados à Prefeitura de Santo André. “Muito me estranha, depois de quase 12 meses de todos os funcionários terem devolvido os celulares (em 15 de dezembro foi realizada a entrega) esse secretário mostrar essas mensagens que não são verdadeiras.”

Aidan avaliou que a medida mostra que “desespero bateu na equipe do prefeito Grana”, ao mencionar processo das ligações telefônicas na madrugada da eleição movido contra o petista. “Vejo isso como tática do PT de mais uma vez tentar nos desmoralizar, inventando e criando falsas provas.”

O ex-prefeito alega que o nono dígito (9) que aparece nas imagens comprovaria a falsidade. Porém, a Anatel começou a implementar o novo sistema em julho de 2012, na área de código DDD 11, portanto, já no período eleitoral em que as mensagens foram trocadas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;