Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Enfermagem com bom conceito

O aprendizado em enfermagem faz parte da totalidade da Educação nacional.

Do Diário do Grande ABC
20/10/2013 | 11:46
Compartilhar notícia


O aprendizado em enfermagem faz parte da totalidade da Educação nacional. Discutir educação em enfermagem significa a crítica e a construção de outros valores, quer filosóficos, científicos, sociais e legais da profissão. Esses valores, aplicados socialmente, geram outros comportamentos e formas de ‘fazer enfermagem’, as quais refletem na melhoria da qualidade da saúde da população. Vivemos explosão desordenada de cursos de graduação em enfermagem pelo País. Traço este resultante da deficiência quantitativa de profissionais enfermeiros, bem como da visão reducionista de alguns grupos sociais, que entendem a escola particular como empresa com objetivos prioritários de alta lucratividade.

Investir em qualidade de educação em enfermagem significa respeito à pessoa, à família e à comunidade, e compromisso com a vida, com a prevenção de doenças, promoção da Saúde e reabilitação de danos e doenças. É notadamente o compromisso com a implementação do Sistema Único de Saúde, com a política nacional de Saúde, que apresenta, como seu maior valor, a vida humana em suas relações sociais, territoriais e planetárias. Portanto, investir em qualidade de educação em enfermagem é possibilitar o desenvolvimento de profissional mais preparado para atendimento das demandas humanas e sociais.

A Editora Abril Cultural acompanha o desenvolvimento dos cursos de bacharelado no Brasil, através de instrumentos avaliativos para a edição do Guia do Estudante. Esse guia indica, para alunos, pais e professores das escolas de Ensino Médio, as escolas que apresentam as melhores condições de formação universitária. Receber a indicação do Guia do Estudante, além de reconhecimento nacional, aponta os esforços empreendidos pelas instituições de Ensino Superior para maior e melhor trabalho educativo.

O curso de Enfermagem da FMP/Fase recebe, pelo terceiro ano consecutivo, as três estrelas de avaliação do Guia do Estudante. É motivo de alegria para toda a comunidade acadêmica esse reconhecimento, pois os esforços são árduos, e a carga de trabalho e dedicação de todas as pessoas envolvidas (alunos, professores, funcionários, coordenação e dirigentes) é muito intensa. Acreditamos que estamos contribuindo, de forma significativa, na qualidade de formação dos nossos alunos, futuros profissionais, e na possibilidade de construção de ações que melhorem a saúde da população. Porque essa é a vocação da enfermagem, que, por meio da ciência e da arte, promove saúde, longevidade, qualidade de vida e felicidade na vida das pessoas.

Míriam Heidemann é enfermeira doutora, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

 

Palavra do leitor

Absurdo

Renan Calheiros abriu licitação para compras para sua casa. Sabem que fiquei até com dó dele, por estar sem picanha, filé-mignon, camarões e mais outras carnes nobres! Parece piada de mau gosto, não é? Porém, tenho que dizer que não é, que é verídico e fatídico mesmo. É um grande absurdo ou não? Todos nós, brasileiros, temos que tirar do nosso salário o dinheiro do mercado, do pão, da carne, que nem sempre dá para ser de primeira. Isso tudo que acontece no Congresso é um tapa na cara da sociedade. Será que é por isso que a cada dia muitos homens de bem se revoltam e viram bandidos?</CS></CW>

Rosângela Caris

Mauá

Recadastramento

Parabéns a Mauro Chekin, que, a partir de segunda-feira, irá fazer o recadastramento para quem recebe benefícios em São Caetano. Agora, só quem precisa de verdade receberá os benefícios. Conheço duas pessoas do bairro São José que não necessitam e precisam urgentemente ser cortadas da lista, pois recebem injustamente.

Fernando Zucatelli

São Caetano

Ferido

Animal formoso, bonito por natureza. Seu reino, ameaçado, vê, por seus viventes, trágico futuro: logo será abatido! Porém, seu gigantesco dorso não o permite perceber os sérios e sequentes golpes que já recebera, e de maneira intermitente seu sangue escoa aos prazeres insaciáveis de seus históricos predadores. Mesmo que as feridas não se necrosem, e os predadores em parcos momentos se acautelem, meu futuro já está comprometido. Meu nome é Brasil.

Paulo Rogério Bolas

Santo André

 

Sem comando

Quem viaja pelos trens da CPTM, especialmente nas linhas 11 e 12, passa por verdadeira selvageria na Estação Brás. O bando de irracionais que aguarda para adentrar nos vagões não permite o desembarque dos que lá estão, ocasionando sérios acidentes, principalmente com pessoas idosas e crianças. E tudo isso é visto pela segurança ferroviária, sem que esta nada faça em prol de respeito e civilidade. Também claro é que o comando da CPTM sabe do problema, mas aonde está a vontade de resolvê-lo? Urge a necessidade de desembarque por um lado e embarque por outro, ou a colocação de guarda armado em cada porta da composição para, talvez, impor algum respeito aos irracionais.

Vagner José Retondo

Santo André

 

Dica

Geraldo Alckmim, pare de enganar o povo com essa bobagem de bloqueador de celular em presídios. Há dez anos é a mesma história. O bobão aqui vai lhe ceder gratuitamente a mais avançada tecnologia em sistema de bloqueio: descubra onde são ligadas as baterias para recarregar os telefones e quem faz isso. Até onde eu saiba, cela não tem tomada. É difícil?

Nelson Mendes

São Bernardo

Biografias

Já pensou se um dos descendentes de um dos filhos bastardos do inesquecível imperador Dom Pedro I tomar a iniciativa de processar a historiadora Mary Del Priore, porque ela citou no livro de sua lavra A Carne e o Sangue que o insaciável imperador teve mais de 50 filhos bastardos? Do notável escritor Oscar Wilde considerarem ofensivo perpetuar a memória do seu ilustre antepassado por conta da sua orientação sexual? Ou, então, os descendentes do truculento delegado Sérgio Paranhos Fleury se sentirem constrangidos porque a memória do seu ente querido ficou maculada porque ele foi comprovado torturador do extinto Deops (Departamento Social de Ordem Política e Social)?

João Paulo de Oliveira

Diadema




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;