Política Titulo Santo André
Siraque e Aidan reeditam disputa eleitoral em Sto.André

Petista concorrerá de novo em 2014 contra ex-prefeito com quem já protagonizou embate

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/10/2013 | 07:58
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin, hoje no PSB, e o deputado federal Vanderlei Siraque (PT) devem reeditar no processo eleitoral de 2014 a disputa acirrada e cheia de ataques pessoais protanizada por ambos no pleito ao Paço em 2008, quando o então petebista saiu vitorioso. Na ocasião, eles travaram trocas de farpas, iniciadas com xingamentos de ‘pastel de vento’ para Aidan, ao referir-se a político sem conteúdo, e de ‘jeca tatu’ para Siraque, natural de Santa Cruz do Rio Pardo.

À ocasião, o clima de animosidade dos candidatos durou pelos quatro meses sequenciais de campanha, o que resultou no embate conflituoso também entre os cabos eleitorais. Para o páreo do ano que vem, a única diferença é que a concorrência dos dois será proporcional, quando tentarão garantir vaga na Câmara Federal. Siraque entrará no projeto de reeleição e Aidan, por outro lado, segundo integrantes da cúpula socialista, pleiteará pela primeira vez uma cadeira em Brasília.

O PT pretende angariar votos da ala de esquerda e, principalmente, das regiões periféricas da cidade. Embora a coleta de sufrágios seja pulverizada por outras cidades, ambos concentrarão esforços em Santo André. Siraque obteve 93,3 mil votos na eleição de 2010. Dessa totalidade, 66,5 mil sufrágios foram alcançados em seu reduto eleitoral, demonstrando a atuação localizada da campanha. Na oportunidade, ele se tornou o postulante mais lembrado nas urnas do município.

Siraque evitou falar em disputa com Aidan, frisando que são “eleições diferentes”. “(Pleito) Para deputado é mais complexo. Pode depender do quociente eleitoral de cada partido”, disse, ao acrescentar que manterá atuação para “merecer novamente a confiança” de seu eleitorado. “Continuo o trabalho sem me preocupar com outros candidatos. A proposta passa até por ampliar a quantidade de votos, especialmente porque o PT está unido e farei dobrada forte com o Luiz Turco (para estadual).”

Aidan possui reduto eleitoral na região da Vila Luzita e Vila Marina, onde nasceu.
O eleitorado de Santo André não consegue alçar dois representantes para a Câmara Federal há 15 anos. À época, o empresário Duílio Pisaneschi, então no PTB, e Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho (PT), foram eleitos tendo concentração em Santo André. No pleito anterior, em 1994, dois filhos do município tiveram êxito semelhante: Duílio que alcançara a primeira eleição ao Congresso e o prefeito Celso Daniel (PT), morto em 2002, formaram a bancada andreense em Brasília.

Procurado, Aidan não retornou os contatos feitos pela equipe do Diário.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;