Palavra do Leitor Titulo Coluna
Que País é este

Visitei recentemente indústria de São Bernardo que foi vítima de incêndio criminoso causado por balão

Do Diário do Grande ABC
27/09/2013 | 08:15
Compartilhar notícia


Artigo

Visitei recentemente indústria de São Bernardo que foi vítima de incêndio criminoso causado por balão.

Para os que desconhecem a lei, a prática de soltura de balões é crime previsto em lei ambiental e pode gerar multa e até mesmo pena de detenção de um a três anos. O crime também é previsto no Código Penal pelo artigo 261 – atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo.

O incidente aconteceu num domingo à noite, horário em que boa parte da população já está dormindo, ou indo para cama após assistir aos gols da rodada, se preparando para começar a semana, ir trabalhar, levar filhos à escola, ir ao médico.

Mas parte dessa população que foi trabalhar na segunda-feira seguinte teve que ficar parada, com risco de perder seu emprego, mas não por conta dos altos impostos, não por problemas com a concorrência desleal dos produtos chineses nem por problemas com máquinas ou equipamentos. Não puderam trabalhar porque a fábrica onde trabalham, fazendo brinquedos, para que crianças possam brincar e se divertir, sofreu incêndio criminoso.

Visitando as instalações percebi que os prejuízos só não foram piores por conta dos processos de segurança existentes, pois, se essas barreiras e proteções não existissem, poderiam ter atingido facilmente os grandes estoques de produtos à base de papel, que estão com a produção em seu pico às vésperas desse período importante, que é o Dia das Crianças. As proporções do ato criminoso poderiam ser muito maiores.

O caso está sendo investigado pelo 3º Distrito Policial de São Bernardo, localizado no bairro Assunção. Estamos acompanhando as investigações e eu espero que as autoridades encontrem os responsáveis e os punam exemplarmente. Eles estão à solta e são facilmente identificáveis. Chega de impunidade!

Que essa prática criminosa seja reprimida e principalmente e totalmente abolida, pois o que hoje foi apenas um incidente com bens materiais numa fábrica, em que, por esforço de seus gestores e colaboradores, volta aos poucos à sua rotina, poderia muito bem ter sido numa escola (que existe em frente à fábrica), numa creche, num asilo ou num conjunto residencial, provocando mortes de inocentes, de crianças, de bebês. E a morte por queimaduras é uma das mais terríveis e de maior sofrimento que existem. Será que é preciso acontecer uma tragédia para que as autoridades possam encontrar e punir esses criminosos irresponsáveis?

Hitoshi Hyodo é diretor titular do Ciesp-São Bernardo e do Depar-São Bernardo e presidente do conselho consultivo Sesi/Senai-São Bernardo.

Palavra do leitor

Linha 10
Complementando manifestação nessa coluna, do brilhante jornalista e usuário da Linha 10 Hildebrando Pafundi (Linha 10, dia 24), sugiro que a ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), que divulgou pesquisa informando que 59% dos passageiros da Linha 10 avaliaram como bons e excelentes os serviços prestados, faça pesquisa com a seguinte pergunta: ‘Você está feliz pelo fato de o trem que ia até a Luz agora somente ir até o Brás e a demora, a angústia e o sofrimento que você passa nos horários de pico e fora deles pegando trens lotados no Brás para ir até a Luz deixam você como usuário feliz da vida?’
Hélio Rodrigues de Souza
Santo André

Dia da Árvore
O Dia da Árvore não passou. O exercício do reconhecimento do valor que a árvore representa deve ser vivido dia a dia, e com paixão, pois quem tem paixão quer o que ainda não tem para si. Quem tem, quer preservar com zelo e cuidado, e até ter paixão para cuidar de si mesmo. É interpretar que em toda a relação intrínseca da vida, ela precisa ser alimentada para não se esvair! Vede que esta recíproca relação de necessidade vem desde o Jardim do Éden, onde a árvore ali foi plantada por Deus, para dar frutos ao homem acabado de ser criado, e a primeira ordem Dele ao homem foi para comer das suas frutas. Mas o tempo passou e a ordem é continuamente descontinuada pelo ser humano moderno, que destrói qualquer árvore que lhe seja um pouco incômoda. Pura ignorância e egocentrismo! Praticamente toda árvore é medicinal e pode curar teu mal. Se você não a conhece, se informe! Mas se aquela próxima de ti está doente, cuide dela! Você não sabe? Acione a prefeitura! Não queira cortá-la, porque suas folhas sujam a calçada e entopem calhas. Limpe! Quebrou a calçada? Refaça-a! Ou você pensa que lugar de árvore é na praça ou sítio, longe de você? Onde então as árvores? Reflita e assuma sua parte. Plante ao menos uma árvore nativa e ajude a preservar as mais próximas. Mantenha a vida presente, seja feliz e espalhe felicidade, saúde e bem-estar!
José Lenes Sousa Santos
São Bernardo

Loja Rubi
Eu, cliente e consumidor da Loja Rubi, na Coronel Oliveira Lima, Centro de Santo André, estou indignado pelo fato de a loja, na qual efetuei compra de um brinco modelo MABR21258 Seq.25522, no valor de R$ 145,60, dia 14 de junho, quando precisei do suporte no quesito garantia, infelizmente não ter correspondido. Ou seja, deixaram a desejar. Quero, no mínimo, ser bem atendido, tendo em vista o Código de Defesa do Consumidor, e não ser totalmente desrespeitado. Espero que a loja resolva meu problema o mais rápido possível, caso contrário, terei de acionar os órgãos competentes ou, se for o caso, ir até a delegacia de polícia e fazer boletim de ocorrência, pelos transtornos e desrespeito à lei do consumidor, e também pelo mau preparo e desconhecimentos das vendedoras da loja.
Luiz Augusto Fuzinello
Santo André

Dilma e Cuba
A presidente Dilma pediu apoio a Cuba e o fim do embargo econômico. Poderia começar sugerindo a vários de seus pares, admiradores dos irmãos Castro, que afastados dos cargos políticos tornaram-se consultores de sucesso, a se mudarem para lá levando seus ‘dinheiros’ ganhos. Além disso, pela competência já demonstrada por todos eles, poderiam alavancar o progresso da ilha. Menos na área médica, pois Cuba já é modelo para o mundo.
Luiz Nusbaum
Capital

Novos partidos
PT mais PSDB mais PMDB mais PSB mais PTB mais PP mais PR mais Pros mais Solidariedade igual mais corrupção.
Paulo H. Coimbra de Oliveira
Barra (RJ)

Paulinho
O deputado Paulo Pereira da Silva, que agora é filiado ao Partido Solidariedade, a mais nova legenda entre as mais de 30 no Brasil, deu declaração – na qual diz que Dilma hoje é sua inimiga e promete apoiar a oposição – que mais parece ameaça do que simples desabafo. Quem não conhece o discurso de político? Bate com uma mão e afaga com a outra. Mostra as garras, mas quando chamado às falas as apara no momento seguinte. Se Dilma chamá-lo para uma conversa no Palácio e lhe fizer agrados ele cairá no melado como caem todas as abelhas sedentas do mel do poder.
Izabel Avallone
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;