Posts Titulo
Sem problemas com o fluxo de caixa

Saiba os cuidados que o empresário deve tomar para
evitar que sua empresa entre no vermelho

Simpi
25/09/2013 | 07:25
Compartilhar notícia


O assunto da semana são os cuidados que o empresário deve tomar para evitar que sua empresa entre no vermelho. Problemas com o fluxo de caixa podem ser evitados se o empresário adotar uma estratégia de centralizar os recebimentos no início do mês, aproveitando as facilidades que as pessoas têm de honrar os seus pagamentos nesse período. Segundo o professor Marcelo Cambria da Fecap, um erro comum é protelar o pagamento dos impostos para negociá-los depois. “Evitar de protelar o pagamento dos impostos para o final do mês contribui para manter o caixa no azul”, aconselha.

Muitas vezes ocorrem problemas de ‘descasamento’ entre entrada e saída de recursos, obrigando o empresário a recorrer aos bancos, para buscar os recursos necessários à recomposição do caixa. Neste caso, a dica para escolher a melhor linha de crédito é elaborar um plano financeiro que, segundo a professora Dariane Castanheira do Proced – FIA, servirá de suporte para os bancos se certificarem da capacidade de pagamento do cliente. “Não há problema algum que o empresário busque os bancos, mas é preciso que ele tenha segurança de que poderá pagar, para não correr o risco de ficar sem crédito no mercado”, adverte a professora.

Planejamento serve para que o empresário verifique a viabilidade de seus projetos. Depois de colocar todos os dados no papel, através dele o empresário pode verificar a possibilidade de, por exemplo, capitalizar a empresa para alcançar os resultados esperados no futuro. Ao tomar essa providência, é possível evitar que se dê um passo errado em um negócio. A professora cita o exemplo um empresário que desejava aplicar R$ 500 mil em um empreendimento, com previsão de retorno em três anos, e, ao fazer esse planejamento, verificou que esse resultado não poderia seria alcançado. “Se ele não tivesse planejado, teria investido o dinheiro incorretamente e muito provavelmente teria sérios problemas no futuro”, afirma a professora Castanheira.

É importante que o empresário saiba corretamente a composição de preços dos produtos, podendo dessa forma calcular com precisão a sua margem de lucro. Nesse cálculo é importante incluir salários, impostos e os custos operacionais (luz, água etc.), enfim, tudo o que for utilizado para a produção do produto que se irá vender.

A forma de venda do produto deve ser levada em conta. Se for a vista, obviamente haverá um ganho de caixa maior, que pode permitir inclusive uma margem para investimento.

Pode-se fazer tudo isso com um plano de negócio e, preferencialmente, com o apoio de um profissional de contabilidade. Seguindo essas dicas, o empresário certamente terá uma base para saber como manter seu empreendimento em segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;