Setecidades Titulo Descaso
Teto de UBS reaberta há um mês desaba em São Bernardo

Unidade de Saúde ficou em reforma por um ano e custou R$ 2,2 milhões; ninguém se feriu

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
25/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Parte do forro de gesso do teto da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Marchi, em São Bernardo, desabou no domingo. O acidente ocorreu menos de um mês depois da reinauguração do posto, localizado nas proximidades do bairro Assunção. Ninguém ficou ferido.

Funcionários da unidade acreditam que a queda ocorreu devido a problemas hidráulicos. Segundo empregados que preferiram não ter a identidade revelada, uma bomba de água havia ficado ligada por muito tempo. Com a pressão, um cano teria estourado, provocando o acidente na área que fica sobre a recepção.

A UBS da Vila Marchi ficou em reforma por pouco mais de um ano. O contrato com a Construtora Hudson, responsável pela obra, foi assinado em junho do ano passado e custou cerca de R$ 2,2 milhões aos cofres municipais. As intervenções foram iniciadas no mês seguinte. À época, a Prefeitura havia dado prazo de seis meses para conclusão, o que não foi cumprido. O atraso para entrega foi de sete meses.

Apesar dos serviços realizados, as reclamações dos usuários ainda são frequentes. “Durante um ano, o atendimento foi feito de forma improvisada. Como se não bastasse, já deu problema”, comenta uma paciente que não quis se identificar. Os frequentadores reconhecem, no entanto, que o prédio necessitava de reparos, já que apresentava problemas como rachaduras, mofo e goteiras.          

Outra queixa feita por quem depende da unidade é a demora no atendimento. Apenas para marcar consulta, o tempo de espera chega a quase uma hora. “Nós estamos sendo atendidos em uma sala pequena e sem condições de utilização adequada”, critica o paciente. Funcionários acrescentam que a infraestrutura do recinto improvisado não é suficiente para atender a demanda. Isso porque o espaço tem apenas uma tomada. No cômodo afetado pelo desabamento funcionavam três computadores.

A Prefeitura de São Bernardo foi procurada ao longo de todo o dia de ontem para comentar a situação da unidade, mas não se manifestou. (Colaborou Fábio Munhoz)

 
 

Espera por consulta demora até 5 meses na Vila São Pedro

Chega a cinco meses a espera por uma consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila São Pedro, em São Bernardo. O posto será um dos beneficiados pelo programa Mais Médicos, do governo federal, cujo objetivo é ampliar o atendimento no Interior e nas periferias das grandes cidades. Um médico mexicano deverá prestar serviço no local.

“É muito difícil conseguir marcar uma consulta, principalmente com pediatra. Quando tenho que levar minha filha com urgência a um especialista, tenho que levá-la à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila São Pedro ou ao PS (Pronto-Socorro) Central”, denuncia a dona de casa Elizete Sena da Silva, 26 anos.

Para a dona de casa Salete Medeiros, 66, o resultado de um exame só será conhecido depois de quatro meses. “Tirei sangue em maio. Só na semana que vem é que irei passar com um clínico geral para saber o que tenho.”

A dona de casa Aureliana da Silva Tomás, 40, afirma que o atendimento piorou recentemente. “Antes, a espera era de um mês. Agora, sempre fica em torno de quatro meses”, lamenta.

Apesar da demora, a estrutura da unidade é satisfatória. O espaço é grande e apresenta bom estado de conservação. Pacientes afirmam que o atendimento é rápido em caso de aplicação de vacinas e retirada de remédios. O Diário procurou a Prefeitura, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. (Fábio Munhoz) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;