Cultura & Lazer Titulo Teatro
Casal tenta superar perda do filho em 'A Toca do Coelho'
23/09/2013 | 09:29
Compartilhar notícia


O luto tem medidas e tempos inexatos. Não respeita a lógica dos calendários e costuma despertar nas pessoas reações distintas: constrição, raiva ou culpa.

A Toca do Coelho, espetáculo que abriu temporada no sábado, 21, no Teatro Faap, na zona oeste de São Paulo, traz Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianecchini como um casal que tenta superar a morte do filho de 4 anos. Cada um deles lida com a perda como pode e a dor, que poderia uni-los, só serve para apartá-los mais e mais. "Tem muito a ver com o perfil de cada um, como eles atravessam um maremoto desses. Cada um está se segurando do jeito que dá", comenta Maria Fernanda.

Trata-se da primeira versão brasileira para o texto de David Lindsay-Abaire. A montagem norte-americana, que estreou na Broadway em 2006, arrebatou uma série de prêmios, entre eles o Pulitzer de dramaturgia e o Tony de melhor atriz para Cynthia Nixon (conhecida por seu papel na série Sex and the City).

Como seria de se esperar, a obra tem o poder de suscitar, onde quer que seja encenada, emocionadas reações do público. Nada, afinal, pode soar mais trágico do que a perda de uma criança.

O maior mérito dessa ficção, porém, talvez venha menos da catarse que ela pode provocar do que da sagacidade de observação do autor ao mirar as angústias desses seres. "É uma dramaturgia limpa. Os personagens não ficam dizendo o que estão sentindo. O que realmente importa não está sendo dito. Tudo fica no subtexto", diz Dan Stulbach, que responde pela direção. "Era justamente isso o que eu queria trabalhar com os atores, buscar algo mais seco, mais interiorizado. E escapar do que poderia ser um melodrama." O projeto, que Stulbach chegou a cogitar fazer como intérprete, marca a sua estreia como encenador.

A TOCA DO COELHO - Teatro Faap. Rua Alagoas, 903, Higienópolis, 3662-7233. 6ª, 21h30; sáb., 21 h; dom., 18h. R$ 80/R$ 100. Até 15/12.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;