Esportes Titulo Ressurreição
Corinthians tenta sair da
crise com vitória sobre líder

Para que fim de Tite não comece neste domingo,
técnico precisa recolocar a equipe nos trilhos

22/09/2013 | 07:30
Compartilhar notícia
Rodrigo Coca/AE


Há um ano Tite estava tão em alta que seu nome foi cotado para assumir a seleção brasileira no lugar do então criticado Mano Menezes. Mas agora é o técnico campeão mundo que vive uma encruzilhada. Para que seu fim no Corinthians não comece neste domingo contra o Cruzeiro, às 16 horas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro, ele precisa recolocar a equipe nos trilhos. Caso contrário, a pressão aumentará e Mano Menezes, que pediu demissão do Flamengo, vire uma opção real.

Desde que derrotou o Flamengo, cheio de ex-corintianos e ainda com Mano Menezes no comando, por 4 a 0, o Corinthians só vive de más notícias. A primeira foi a "convocação" de Alexandre Pato, desfalcando o time por praticamente três jogos. Foi assim também com o peruano Guerrero. Esses problemas somados a suspensões e contusões fizeram com que a equipe travasse na competição.

De lá pra cá, no dia 1.º de setembro, aniversário de 103 anos do clube, as vitórias sumiram. Já são cinco jogos, quatro derrotas (três delas consecutivas) e um empate. Dois desses resultados expuseram a crise técnica: o 0 a 0 contra o lanterna Náutico e derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, na última quarta-feira, em Campinas. Dois tropeços contra dois os piores times do Brasileirão.

A torcida, em lua de mel desde o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, passou a cobrar mais vontade, empenho e foi ao CT, com anuência da diretoria, pedir explicações. Por que, afinal, o time caiu tanto de produção.

"Não tem indisciplina ou coisas do tipo. Se tivesse, a gente cortava. Por isso é que gente fica intrigado, se tivesse algo acontecendo, agiria e resolveria. É uma queda de rendimento coletiva. É isso que está acontecendo", disse o diretor de futebol Roberto de Andrade.

Com isso Tite se deu mal. Ficou com um time envelhecido, sem poder de fogo no segundo tempo, quando toma a maioria dos gols - foi assim mais uma vez contra a Ponte Preta -, e com um elenco sem peças de reposição à altura. Por isso apelou a Ibson e Maldonado.

Esses dois jogadores vão começar na reserva contra o Cruzeiro. Colocá-los em campo como titular seria arriscado. Se algo der errado, o Pacaembu, com mais de 20 mil pagantes, pode perder a paciência. Sem Guerrero, suspenso, Tite mantém a aposta em Alexandre Pato. Danilo volta à armação com Douglas. Essa deve ser a principal mudança no time em relação à equipe que perdeu em Campinas.

Tite vai tentar arrumar a defesa, que tem falhado nos últimos jogos. Não será surpresa se o Corinthians jogar para não perder. Como já fez em 2011 em um clássico contra o São Paulo (empate por 0 a 0). Dali em diante, Tite conseguiu reverter uma quadro de declínio e arrumou fôlego para buscar o título, algo agora impossível. A meta é ao menos voltar ao G4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;