Palavra do Leitor Titulo Coluna
O futuro das redes sociais e da Educação
Do Diário do Grande ABC
19/09/2013 | 08:01
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Artigo

As redes sociais ocupam boa parte da vida das pessoas ao redor do mundo. No Brasil, quase 100 milhões de habitantes já têm perfil on-line e estão conectados a algum tipo de rede. Em cenário que não para de crescer, a tecnologia assume novo papel como instituição de ensino e referência.

Todos os dias as pessoas utilizam sites como Google, Facebook, YouTube e outros mecanismos para se relacionar, pesquisar conteúdos, curtir os amigos, os vídeos e as fotos mais quentes. A fonte de informação é vasta e também altamente desfragmentada.

O educador, antes símbolo de conhecimento e fonte de respostas confiáveis, hoje segue na segunda hipótese de referência e consulta na cabeça de nossas crianças, jovens e de muitas pessoas em geral. Em uma consciência coletiva virtual que reflete nosso real universo, a internet passou a ter papel importante na geração de conhecimento e aprendizagem do indivíduo. Mas como confiar? O ambiente virtual é um mundo amplo com locais incríveis, entretenimento e fonte inesgotável de atividades e informações, mas pode ser perigoso, pois expõe a todos de maneira nunca vista antes.

O tempo hoje representa um dos maiores valores de liberdade e a tecnologia deve contribuir para a otimização das buscas, aprendizagens e necessidades das pessoas. Vivemos em momento contemporâneo, onde a maior significância dos saberes é dinâmica e muda todos os dias. Há apenas algumas décadas o indivíduo graduado acabava garantindo posição consolidada no mercado e quase sempre passava muitos anos em um mesmo local.

Esta cultura praticamente ficou para trás, e a rotatividade do mercado de trabalho é cada vez maior, inclusive com a criação de posições nunca antes sonhadas, como a prestação de serviços a distância, o chamado home office, em franco crescimento mundo afora.

O conhecimento livre e aberto oferecido pela internet proporciona às pessoas a capacidade de aprender, reciclar e atualizar suas áreas de conhecimento e formação. O corpo que não se move não se atualiza, logo fica para trás. No passado era necessário consultar enciclopédia ou ir à biblioteca da escola ou da cidade; hoje só é preciso fazer pesquisa no Google.

O conhecimento saiu de dentro das grandes instituições, empresas e centros para a um toque de distância de cada pessoa, disponível, dinâmico e altamente rico. Parece que o futuro das redes sociais, Educação e evolução da nossa sociedade repousam na organização dos conhecimentos e confiança das informações na internet.

Arthur Piccolo é cofundador e CEO da startup Bilgow.

Palavra do leitor

Botequim Carioca
Na tarde de sábado, dia 14, enquanto apreciávamos alguns petiscos e aguardávamos a chegada de alguns para almoçar e comemorar o aniversário no Botequim Carioca, em Santo André, fomos abordadas diversas vezes pela administração da casa sobre a nossa permanência na mesa que eles nos alocaram, com seis lugares! Apesar da impossibilidade de reservar mesa para o almoço e comemoração de aniversário, conforme relatado por uma pessoa ao telefone no dia anterior, chegamos um pouco mais cedo para ter garantia de mesa para almoçar com nossos amigos e ficar para o aniversário. Após uns 30 minutos, em que apenas estávamos sentadas tomando suco aguardando o petisco, fomos abordadas por uma garçonete/gerente comunicando que ‘havia uma família a caminho’ (Se não podiam reservar, como sabiam da família a caminho?) e aquela mesa seria cedida a ela quando chegasse. Foi quando vimos que ainda não havia ninguém à espera, e relatamos que se fosse para nos retirar dali iríamos embora, pois havia mais pessoas para chegar para almoçar conosco. Sem a nossa solicitação, a garçonete/gerente nos abordou, simplesmente encerrou a nossa conta e ficou inerte em frente da mesa, nos olhando comermos os petiscos que tinham sido servidos uns minutos antes. Foi quando outras duas amigas nossas chegaram. Mais que depressa, a garçonete/gerente reabriu a conta, impondo a condição da presença de mais pessoas na mesa, assim poderíamos permanecer. Mas, mesmo assim, havia tremenda sensação de desconforto por estarmos numa mesa onde sobravam duas cadeiras vazias. Quando os demais amigos chegaram, com a mesa completa, reclamamos da situação e tivemos a sensação de problema resolvido, graças à intervenção da única pessoa sensata até o momento, garçom ‘X’. Fizemos o pedido do almoço, mas, ao invés do prato, recebemos a conta novamente, como convite para nos retirar. Simplesmente a garçonete/gerente retirou a comanda da nossa mesa sem que pedíssemos e quando questionamos o porquê, ela ficou alterada, automaticamente arremessando a comanda sobre a mesa. Diante do descaso e inconveniência no tratamento, nos sentimos destratadas e resolvemos deixar o local. Existem aspectos tão importantes no atendimento quanto a qualidade do cardápio. Qualquer espaço escolhido para reunir pessoas deve transmitir a sensação de celebração e cordialidade. Lamentamos muito ter encontrado tanta indisposição e má vontade da administração e ainda fomos obrigadas a ouvir que naquele dia não era dia de comemorar nada e que ‘eles’ estavam trabalhando, como se nós estivéssemos ali para iniciar confusão. Com certeza não era essa a intenção. Passado tal inconveniente, ressaltamos o atendimento que recebemos no lugar que escolhemos para almoçar, comemorar e passar o resto da tarde reunidos. O Croco Bar e o Terraço Figueiras, onde pudemos contar com o bom atendimento de toda a equipe e experimentamos pratos e bebidas incríveis e de ótima qualidade! Parabéns e muito sucesso a esses lugares que nos receberam superbem!
Joice Mara Possarle
Santo André

Resposta
Em relação à carta do leitor Waldir Miguel Francischetti (Central, dia 12), a Prefeitura de Santo André informa que realiza, periodicamente, manutenção e conserto nos equipamentos dos parques municipais. Vale registrar que ainda ocorrem dentro dos nossos parques depredações e até furtos de brinquedos. A administração tem ampliado a segurança nos locais para inibir essas ações de vandalismo e, a partir de janeiro, os parques municipais passarão por ampla reforma a fim de melhorar o acesso e o lazer dos frequentadores.
Prefeitura de Santo André
 




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