Política Titulo Diretrizes
Petistas criticam distância do partido com movimento social

Citando protestos de junho, Articulação de Esquerda reclama de alinhamento com empresariado

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
19/09/2013 | 07:42
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Os petistas da Articulação de Esquerda acusaram o PT de se afastar do movimento social desde que assumiu o poder nacional em 2003. O discurso contra as diretrizes do partido ocorreu ontem, durante o lançamento da candidatura das chapas da corrente no PED (Processo de Eleição Direta) nos diretórios do Grande ABC. A sessão foi marcada pela baixa adesão de militantes.

O subprefeito do Riacho Grande, Wagner Lino, disse que os dirigentes eleitos em novembro têm dever de tomar as rédeas da legenda, que se perdeu nos últimos anos. “Precisamos colocar o PT na linha. Eleger pessoas que tenham a capacidade de interpretar o momento que o País vive. Dirigir sem estar atrelado ao governo”, criticou, apesar de compor a administração de Luiz Marinho.

Candidato à presidência nacional da sigla, Valter Pomar ressaltou que as manifestações ocorridas em junho mostraram claramente a insatisfação da população com os rumos adotados pelo PT. “O partido precisa ter outra tática, outra estratégia e postura se quiser sobreviver neste momento político, que tende a ficar cada vez mais tencionado”, avaliou.

Pomar julgou inadmissível o fato de o partido depender e caminhar em perfeita harmonia com o empresariado brasileiro. “O PT precisa ter autofinanciamento. Metade do orçamento cotidiano nosso é composta por doação de empresários. A gente precisa ter autonomia para defender as posições do partido.”

Lício Lobo, militante de Diadema e postulante ao comando estadual do partido, alegou que a Articulação de Esquerda sempre foi conhecida por sua teimosia e perseverança pelas bandeiras sociais, discurso constatado nas ruas durante os protestos. “Precisamos ter mais paciência porque o momento histórico tem tudo a ver com a nossa fala”, considerou.

Lobo avaliou que a identificação vai render muitos votos para os candidatos da esquerda na eleição interna, pois existem diversos petistas descontentes com a legenda.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;