Política Titulo Influência
Oposição levará caso
Chioro ao MP de SP

Morando, Alex e Pery pedem que secretário de
Marinho se afaste por descumprir Lei Orgânica

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/09/2013 | 07:30
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


A oposição de São Bernardo promete acionar a PGJ (Procuradoria Geral de Justiça), do Ministério Público de São Paulo, para investigar a atuação do secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro (PT). Como o Diário mostrou ontem, o integrante do primeiro escalão do governo Luiz Marinho (PT) é sócio majoritário de consultoria que presta serviços a diversas prefeituras no Estado, inclusive as geridas pelo PT, ferindo a LOM (Lei Orgânica do Município).

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) afirmou que já solicitou agenda com o procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, para conduzir o caso ao MP-SP. “Levarei cópia da reportagem e da Lei Orgânica, para o conhecimento do MP e saber se o caso é passível de investigação”, comentou Morando.

Segundo o tucano, o fato de Chioro presidir o Consems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) e sua empresa, a Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento Ltda, ter contratos com poderes públicos, abre precedente para “tráfico de influência.”

O também parlamentar estadual Alex Manente (PPS) classificou como “ilegal” Chioro ser proprietário da Consaúde e essa empresa firmar contratos com poderes públicos. “Ele precisa decidir se quer ser secretário ou ser dono de empresa”, discorreu o popular-socialista, que apelou para que o secretário “devolva todo dinheiro arrecadado por sua consultoria com administrações públicas.”

O vereador Pery Cartola (PPS) protocolou ontem, na promotoria de São Bernardo, pedido judicial para que Chioro se desligue da Secretaria de Saúde com base nos artigos 28 e 84 da LOM, que proíbem que secretários municipais mantenham contrato com administrações públicas.

Ele lembrou que Marinho afirmou, na semana passada, que São Bernardo não precisava adotar a Lei da Ficha Limpa para servidores públicos porque seu governo era formado por integrantes sem problemas na Justiça. “Ele (Marinho) fez questão de ressaltar que seu secretariado tem conduta ilibada, desdenhou do projeto. Pelo que vemos, a situação não é bem essa.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;