Política Titulo Diadema
Comissão de Educação quer rever corte etário para alunos em creche

Para grupo, presidido pelo oposicionista José Antônio, crianças com 3 anos teriam de deixar unidades

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
17/09/2013 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação/CMD


A comissão de Educação da Câmara de Diadema pediu ontem ao secretário de Educação, Marcos Michels (PV), durante reunião no Legislativo, que seja revista alteração no corte etário para transferência de crianças que hoje estão em creches para a rede pública de ensino, na fase de pré-aprendizado.

A intenção do governo Lauro Michels (PV) é equiparar a data base à do Estado. Hoje Diadema trabalha com corte de idade escolar em março e quer adotar junho como limite para inclusão dos alunos no sistema educacional.

Na conta da comissão, presidida pelo oposicionista José Antônio da Silva (PT), quase 10 mil crianças que não completaram 4 anos terão de deixar vagas em creche. Na semana passada, Lauro anunciou que irá seguir regras da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) do MEC (Ministério da Educação), que estipula até 2016 para que creches acolham somente alunos de zero a 3 anos.

“Com essa alteração do corte etário, há possibilidade de crianças com 3 anos e meio já terem de sair das creches, irem para escola. Pode haver defasagem”, avaliou José Antônio.

Na reunião de ontem, Marcos alegou que alunos absorvidos pela rede municipal participarão de contraturno escolar, com atividades extracurriculares que compensarão o tempo em que a criança permanece nas creches. Afirmou também que a Prefeitura trabalha com demanda regional para priorizar abertura de vagas. Segundo levantamento do Paço, maior deficit está concentrado na Zona Sul da cidade, no bairro Eldorado e no Jardim Inamar.

Mães que participaram do encontro na Câmara prometem manifestação para quinta-feira, durante a sessão dos vereadores.

Além de mudanças no acolhimento de alunos nas creches municipais, o governo abrirá licitação para conveniar unidades. A lista de espera por vaga está em 6.767 pessoas e a expectativa da administração é reduzir o número para 190 já no início do próximo ano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;