Política Titulo Decisão
Carlos Grana manda fechar Teatro Municipal

Sem alvará dos bombeiros há quatro anos, o equipamento público entrará em obras emergenciais

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/09/2013 | 07:15
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), determinou ontem o fechamento imediato das portas do Teatro Municipal, que funcionava de maneira irregular, sem alvará do Corpo de Bombeiros desde 2009. As atividades culturais do equipamento público foram suspensas, por tempo indeterminado, a partir de hoje, para iniciar reforma emergencial de segurança. A postura foi adotada pelo governo petista depois de o Ministério Público recomendar a medida preventiva.

O espaço tem apenas duas saídas, uma principal e outra pelos fundos do palco. Não contém saídas de emergência nem porta corta fogo e possui todo o sistema interno deteriorado. A administração estabeleceu a execução de intervenções de recuperação nas partes elétricas e hidráulicas, abertura de rotas de fuga e outras adaptações complementares necessárias para a obtenção do certificado. Para o investimento nas adequações da estrutura do prédio, o Paço definiu a liberação de R$ 580 mil.

É possível que o teatro fique trancado pelo período de quatro a seis meses. Antes de tomar a decisão, integrantes do governo tiveram reunião com o promotor de Justiça Fábio Franchi, responsável pelo pedido, baseado em reportagem do Diário. Após o encontro na Prefeitura, o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira (PT), mencionou que não haverá pressa, citando, inclusive, a chance de algumas áreas passarem por aprovação dos conselhos do patrimônio histórico municipal e estadual.

Tiago argumentou que a solicitação do MP está sendo “acatada até serem sanados todos os problemas de segurança do local”. “O teatro ficou quatro anos sem o alvará. Nós estamos agindo. Não podemos incorrer em riscos, tudo para preservar vidas. Essa é a atitude correta, necessária e não é decisão fácil de ser tomada”, disse, ao completar que não existia dinheiro reservado no Orçamento próprio e que a cidade carece de lugares físicos para acolher espetáculos culturais.

O secretário vai entregar hoje ofício no Fórum oficializando o cancelamento de toda a programação no equipamento, desde peças teatrais a shows musicais. O governo fornecerá à promotoria um projeto e o cronograma com as intervenções que serão realizadas no espaço, localizado no Paço Municipal. “O teatro foi construído há mais de 40 anos (inaugurado em 1961). Faremos as melhorias com o pensamento de no ano que vem ele voltar a receber grandes atividades.”

ALTERNATIVAS
Espetáculos já agendados para o teatro serão analisados caso a caso pelo governo, que estudará alternativas, entre locais públicos e privados, como instituições de ensino, clubes e praças. A Orquestra Sinfônica de Santo André, por exemplo, se apresenta hoje, às 20h, no Primeiro de Maio Futebol Clube. “Até ser liberado o uso procuraremos opções. Outra chance é utilizar o Centro de Formação de Professores (na Vila Matarazzo)”, frisou Tiago.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;