Esportes Titulo Recursos
Estado destina parte
do ICMS para Esporte

Secretário de Esporte, Lazer e Juventude de
SP, José Auricchio Júnior encabeça proposta

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
31/08/2013 | 09:09
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Imposto que vira investimento. Esta é a fundamentação da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que transforma parte do valor arrecadado pelo Estado em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em recursos para financiar projetos esportivos.

A lei é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, capitaneada por José Auricchio Júnior (PTB), e neste ano viabilizou 182 projetos, sobretudo os voltados para comunidades carentes e cidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Em tempos de vacas magras e projetos importantes sendo extintos por falta de verba da iniciativa privada, a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte passa a ser alternativa importante, ainda mais porque abrange desde iniciativas voltadas a atividades extracurriculares e inclusão social, passando por área de iniciação e desenvolvimento esportivo, até projetos que visam o alto rendimento.

As empresas podem doar até 3% do total que seria recolhido de ICMS. A lei, criada em 2009, é uma complementação à regulamentação federal de mesmo nome, que nasceu em 2006, e permite doar 6% (pessoa física) e 1% (pessoa jurídica) do Imposto de Renda a projetos da área esportiva.

O recurso pode ser captado de duas maneiras. A mais prática é haver entendimento entre a empresa e o proponente do projeto, fazendo com que o recurso doado tenha destino certo e prioridade na análise da documentação. Na outra, o imposto de empresas sem doador definido é indicado pela secretaria a projetos sem financiador específico.

“Muitos dos projetos recebidos por nós já vêm com doador definido. Mas queremos contemplar também cidades e instituições que não têm esse conhecimento técnico, ajudando assim a distribuir melhor o recurso disponível a municípios menores e que realmente precisam de investimento”, explicou Auricchio, ex-prefeito de São Caetano.

Por se tratar de lei relativamente nova, ainda está passando por algumas adaptações para contemplar um número maior de projetos. “Para o próximo ano faremos modificações técnicas para facilitar o processo de preenchimento do material e o entendimento da regulamentação. Neste ano ajudamos a viabilizar 182 projetos e nossa expectativa é aumentar esse número”, projetou Auricchio.

As inscrições para o calendário 2013 abrem dia 20 de outubro. “Esperamos conseguir informar cada vez mais empresas e aumentar a captação de recursos, podendo assim financiar mais projetos. Essa é lei de enorme potencial de arrecadação e que precisa ser constantemente divulgada. Também queremos atrair atenção de novos proponentes, levando investimento para quem realmente precisa. É um recurso importante disponibilizado pelo governador Geraldo Alckmin e que está ao alcance de todos”, ressaltou Aurichhio.

Para participar da lei, o primeiro passo dos proponentes é preencher os formulários disponíveis no site www.selt.sp.gov.br/lei_incentivo.php. No mesmo endereço eletrônico é possível ter acesso a toda regulamentação e documentos para elaboração dos projetos. As empresas também podem utilizar o site para conseguir informações sobre as doações.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;