Cultura & Lazer Titulo Manoel de Oliveira
Penúltimo longa de diretor português chega ao circuito
Luís Felipe Soares
30/08/2013 | 07:11
Compartilhar notícia


Três anos após seu lançamento original, 'O Estranho Caso de Angélica' (2010) finalmente chega de maneira oficial ao circuito comercial brasileiro. É o penúltimo longa-metragem do centenário diretor português Manoel de Oliveira, que utiliza a obra para mesclar o passado e o presente, o verdadeiro e o sobrenatural.

O roteiro coloca o público diante da história do fotógrafo Isaac (Ricardo Trêpa, neto do cineasta). Em meio a uma noite chuvosa, ele é chamado por uma família rica para tirar uma foto. A surpresa ocorre quando é revelado que a modelo é a jovem Angélica (Pilar López de Ayala), que está morta e foi produzida pela família para um último registro em um divã e vestida com um longo vestido branco.

Mas o título não se trata de um terror, mas sim de um romance cômico entre dois mundos. De maneira inesperada, o rapaz começa a se apaixonar pela menina. A obsessão faz com que ele veja Angélica por toda a mansão e, inclusive, tenha contato com o fantasma da garota. Apesar de estranho, acaba se tornando o único meio para que eles possam interagir.

O filme foi elaborado para ser realizado no início da década de 1950, mas Oliveira teve problemas com a censura fascista da época e foi obrigado a engavetar o projeto por mais de 50 anos.

Não é a primeira vez que 'O Estranho Caso de Angélica' chega às salas da Capital. Em 2010, ele foi uma das principais atrações da programação da 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa também esteve no Festival de Cannes daquela temporada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;