Contexto Paulista Titulo
A força do jornal local

De Gutenberg do século 15 à internet dos anos 1990, muita coisa mudou na tecnologia de comunicação. Mas os grandes veículos, rotulados de “grande imprensa”, continuam ignorando o que se passa no Interior do País

Wilson Marini
26/08/2013 | 07:33
Compartilhar notícia


De Gutenberg do século 15 à internet dos anos 1990, muita coisa mudou na tecnologia de comunicação. Mas os grandes veículos, rotulados de “grande imprensa”, continuam ignorando o que se passa no Interior do País. Não dão conta nem da cobertura das metrópoles onde se localizam. A imprensa sempre foi, continua sendo e sempre será regional. É ilusão imaginar que a imprensa possa ter cobertura nacional ou global. Já é possível fazer compras, cirurgias e conferências sem barreiras geográficas, mas não se inventou ainda o jornalismo à distância, produzido como se notícias fossem commodities. O conceito de grandes mercados padronizados pode funcionar com grãos de soja ou açúcar, não com jornais. É preciso sentir as ruas, estar próximo às pessoas. Bom para a imprensa das cidades, que se fortalece e amplia os vínculos locais. Bom para comunidades que sabem onde procurar para defender suas ideias. A imprensa, definitivamente, não pode ser produzida como se fabrica um lanche Big Mac. Há que existir o sabor local, temperado com a tradição, a realidade e a atuação dos jornalistas de cada cidade.

McMundo
A globalização provocou a ingênua sensação de que a imprensa poderia ser pasteurizada à semelhança do McMundo, graças à tendência de padrões culturais uniformes e sem limites físicos. Engano. A informação é local, regional. Os valores locais se tornam mais importantes para o indivíduo se situar na nova realidade oferecida pela internet. A visão é global e a ação é local.

O valor da mediação
Numa cidade só o jornal tem a independência, a força e a capacidade de juntar quebra-cabeças informativo. As pessoas que geram notícias da comunidade são parte de um todo e a interrelação é feita quase sempre com conflitos de interesses. Claro que o veículo também é parte, mas há uma diferença: é vocação do jornalismo a mediação do debate.

Sertanejo
Terminou ontem a Festa do Peão de Barretos, considerada a maior do gênero na América Latina e que reúne grandes nomes entre os competidores brasileiros e estrangeiros de provas cronometradas e de montarias. Todo ano a festa recebe durante 11 dias cerca de 1,5 milhão de pessoas, que lotam o estádio de Rodeios projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

ICMS
Empresas paulistas têm até o dia 31 deste mês para aderir ao Programa Especial de Parcelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço), que visa liquidação de débitos com redução de multas e juros gerados até 31 de julho de 2012. O programa está valendo desde o início de março, entretanto, a adesão das empresas vem sendo abaixo da esperada, segundo o governo estadual. Até o dia 15 deste mês o projeto havia arrecadado R$ 5,2 bilhões em cerca de 47,4 mil adesões, que representam mais de R$ 14 bilhões em débitos.

Cidadania
A ONG Batra, de Bauru, está organizando junto às escolas públicas do Ensino Médio o Torneio Cidadania Consciente, que visa sensibilizar os jovens em relação a temas ligados à cidadania. Haverá um concurso de redação com o tema Como a Lei da Transparência favorece a cidadania?.

Japoneses
Uma delegação de empresários japoneses com interesse em expandir seus negócios em terras brasileiras participaram terça-feira, em São Paulo, do Greater Nagoya Business Seminar, evento promovido pelo governo de Mie, Japão. A comitiva de empresários japoneses conheceu o potencial da economia paulista.

Novo Estado?
Em seis meses os baianos poderão votar em plebiscito se são favoráveis ou não à criação do Estado do Rio São Francisco. O novo Estado seria constituído por 35 municípios do oeste baiano. Toda a população baiana poderá votar e, caso o resultado seja favorável, o Congresso deverá consultar a Assembleia Legislativa da Bahia e editar lei complementar para que o Estado seja efetivamente criado.

Antifumo
O deputado Edmir Chedid (DEM) quer ampliar a aplicação da Lei Antifumo (Lei 13.541/2009) proibindo também o consumo de cigarros e similares nos estádios de futebol, arenas multiuso esportivas e outros locais de eventos relacionado ao esporte, ainda que totalmente abertos. Segundo o deputado, a medida segue uma tendência mundial: a adoção de critérios cada vez mais rígidos de prevenção de doenças e preservação da Saúde pública com a criação de ambientes de uso coletivo livres do tabaco.

Soldado
Comemorou ontem o Dia do Soldado, em homenagem ao marechal Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias. Pelo Decreto 51.429, de 13 de março de 1962, sancionado por João Goulart, Caxias foi consagrado Patrono do Exército Brasileiro.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;