Setecidades Titulo Patrimônio
Obra de Sacilotto aguarda restauração em depósito

Peça foi deixada no chão, sem nenhuma proteção; Prefeitura diz que escultura está ‘segura’

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
14/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Da grande movimentação do Centro de Santo André para a pacata Fabrinq (Fábrica Municipal de Brinquedos e Mobiliário Urbano), na Vila Guiomar. É lá que a obra de arte assinada pelo artista Luiz Sacilotto (1924-2003), retirada no dia 27 da Rua Coronel Oliveira Lima, aguarda restauração. A equipe do Diário flagrou a escultura no chão do depósito, sem proteção contra sol e chuva, ao lado de equipamentos de parquinhos que esperam conserto.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Paulinho Serra (PSD), o procedimento faz parte do processo de revitalização. “A recuperação da peça será iniciada semana que vem, mas a previsão é que a recolocação dela no Parque Prefeito Celso Daniel aconteça no fim do ano.”

A Pasta garante que a obra está instalada de forma segura para receber a manutenção necessária, já que está suja e apresenta pichações. Além disso, também será feito trabalho de retirada das peças que foram soldadas no monumento quando ele foi fixado no concreto para que a escultura possa receber o outro suporte que a acomodará no parque.

Conforme Paulinho, a retirada da obra de arte faz parte do projeto de revitalização do calçadão comercial. As intervenções foram anunciadas em fevereiro e estão orçadas em aproximadamente R$ 300 mil.

A decisão de realocação ocorreu por conta do fluxo de pessoas e de veículos de grande porte no mesmo espaço onde a escultura estava localizada, o que, segundo o secretário de Obras, acabava atrapalhando a passagem. Na segunda-feira, outro monumento instalado na Oliveira Lima, o Poste da Paz, foi removido sob as mesmas alegações.

Na época, o secretário de Cultura da cidade, Raimundo Salles (PDT), ficou surpreso com a mudança e criticou a decisão, dizendo que “obra de arte não é lixo, que é só tirar e jogar fora.”

Já o filho do artista, Valter Sacilotto, que cuida do acervo do pai, protestou por não ter sido informado da mudança. Segundo ele, o monumento foi projetado para ser colocado especificamente onde estava, e que a mudança significava a destruição do patrimônio público.

A obra foi instalada no Centro da cidade no começo dos anos 2000, quando o calçadão foi revitalizado pelo então prefeito Celso Daniel, morto em 2002. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;