Setecidades Titulo Cratera
Daee promete finalizar obra até a próxima semana

Estado culpa chuva por atraso; deslizamento aconteceu no dia 16 de janeiro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


As obras para o fechamento de cratera aberta na Avenida dos Estados, na Capital, próximo à divisa com São Caetano, na altura da Rua Manuel Pereira da Silva, na Vila Prudente, serão finalizadas até o fim da próxima semana. De acordo com o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o atraso para a entrega da recuperação do trecho de 100 metros da margem do Rio Tamanduateí, previsto para ser concluído em junho, foi devido às chuvas.

Em sua justificativa, o Daee diz que as precipitações impediram a compactação de argila no local, onde houve deslizamento no dia 16 de janeiro. Com isso, os trabalhos deverão ser entregues até o fim da primeira quinzena de agosto. É possível observar que o trabalho de recuperação da estrutura do muro que separa o rio da via está em fase final de execução.

A via, que corre paralela ao curso d’água, liga São Paulo a Mauá, passando por São Caetano e Santo André. Duas das quatro faixas continuam interditadas em razão de canteiro de obras na pista sentido Centro de São Paulo.

Algumas pessoas desviam do canteiro de obras na tentativa de diminuir o tempo de viagem. A opção tem sido entrar na Rua São Raimundo e seguir pela Rua Dr. Vicente, paralela à avenida.

Os trabalhos de recuperação da margem são realizados pela empresa Este Geotecnia e Fundações desde janeiro em caráter emergencial, com investimento de R$ 11 milhões.

No mesmo dia em que a pista desabou, o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, prometeu que a avenida seria liberada em um mês, o que não aconteceu. Na ocasião, três faixas de rolamento estavam interditadas e apenas uma delas voltou a ser utilizada pelos motoristas.

Em janeiro, Giriboni garantiu que o Estado contrataria o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para diagnosticar os 16 quilômetros canalizados de margens do Tamanduateí na Avenida dos Estados. O Daee informou que a contratação já aconteceu e os estudos seguem em andamento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;