Cultura & Lazer Titulo Dança
Terreiro Urbano abre curta temporada na Galeria Olido
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
08/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Galeria Olido, em São Paulo, será tomada por elementos da mitologia dos orixás nos próximos dias. O centro cultural abre hoje curta temporada do espetáculo de dança ‘Terreiro Urbano', com sessões até sábado, a partir das 20h, e exibição no domingo, às 19h. Com classificação livre, a atração tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local com uma hora de antecedência.

A performance é uma criação coletiva do grupo paulistano Treme Terra, fundado no Morro do Querosene, região periférica da Capital. Por meio das coreografias desenvolvidas por Firmino Pitanga, a companhia presta homenagem ao universo afro-brasileiro. Os movimentos fazem referência à influência da cultura africana nas comunidades que vivem hoje nas grandes metrópoles urbanas. A direção é assinada por João Nascimento.

No palco, os bailarinos representam cerimônia do candomblé conhecida como Xirê, festa na qual se faz saudação e exaltação a diversos orixás, casos de Exu e Oxalá.

A trilha sonora ao vivo realizada por 14 músicos mescla a batida de tambores com arranjos que flertam com composições eruditas. O objetivo é trazer algumas tradições para um contexto contemporâneo. O espetáculo terá a participação especial da cantora Adriana Moreira.

Terreiro Urbano - Dança. A partir de hoje. Na Galeria Olido (Sala Paiçandu) - Avenida São João, 473, São Paulo. Tel.: 3331-8399. Hoje a sábado, às 20h; domingo, às 19h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;