Setecidades Titulo
Presidente da Febem se reúne com prefeitos do ABC
Raymundo de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
05/08/2001 | 19:20
Compartilhar notícia


Os prefeitos das cidades do Grande ABC vão se reunir nesta segunda-feira com o presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor), Saulo de Castro Abreu Filho, para discutir a implementação de unidades da entidade na região. Esta será a primeira reunião de Abreu Filho com os prefeitos do Grande ABC. Nas unidades da Febem na capital estão internados cerca de 300 adolescentes infratores cujas famílias são da região. O total representa mais de 7% dos 4,5 mil menores internos na Febem.

Abreu Filho considera a falta de unidades regionais uma atitude irresponsável por parte dos prefeitos. Além do Grande ABC, o presidente aponta a região de Campinas como problemática. A cidade aparece como a maior “fornecedora” de menores infratores internados nas unidades da capital. Diadema, São Bernardo e Santo André estão entre as dez cidades da Grande São Paulo e interior com o maior número de internos nas unidades da capital.

Abreu Filho afirma que a postura dos prefeitos das cidades do interior e Grande São Paulo em rejeitar as propostas de implementação de unidades de atendimento regional é uma política de banimento dos menores. Segundo o presidente, para o Grande ABC a proposta é de construção de duas unidades com capacidade total para 120 adolescentes infratores. A Febem fornece o projeto, a verba para a construção e a manutenção, afirma o presidente, e pede como contrapartida a cessão de áreas para que as unidades sejam construídas.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Ramon Velasquez (PT), prefeito de Rio Grande da Serra, somente depois da reunião é que os prefeitos da região poderão se posicionar sobre a implementação de unidades regionais. Os prefeitos chegaram a fazer outras reuniões com o ex-presidente da Febem, Benedito Duarte, e a proposta de construir duas unidades em Ribeirão Pires chegou a ter um processo de licitação iniciado pelo então governador Mário Covas, morto em março. A população da cidade se mobilizou contra a construção e o processo foi paralisado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;