Memória Titulo Memória
Elio Bernardi, Ab’Saber e a Mauá de 1969

A Mauá que sediará em setembro o 12º Congresso de História do Grande ABC...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Mauá que sediará em setembro o 12º Congresso de História do Grande ABC já teve um estudo de desenvolvimento integrado assinado por profissionais importantes da Universidade de São Paulo, entre os quais Aziz Nacib Ab’Saber (1924-2012). Foi em 1969, tempo do prefeito Elio Bernardi, com publicação parcelada cuja capa ilustra Memória hoje.

Uma equipe multidisciplinar desenvolveu os estudos: além de Ab’Saber, Rita Olmo Aprigliano, Irací Gomes de Vasconcelos Palheta e Joceline Portrait. A parte publicada traz informações regionais e aconselhamentos como o que destacamos:

“À medida que aumentam as novas frentes de trabalho, na direção da Baixada em franco processo de industrialização e na direção da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, aumentam as responsabilidades dos que estão cuidando do futuro do aglomerado urbano mauaense”.

O estudo extrapola sempre o território de Mauá e Grande ABC. Mais um exemplo:

“Não podendo desenvolver ou expandir suas próprias áreas agrícolas, Mauá terá que se contentar, nesse setor, em garantir condições para a preservação das áreas agrícolas dos municípios agrários do setor ESE da Grande São Paulo (Suzano, Itaquera, Mogi das Cruzes)”.

A íntegra do trabalho feito pelos profissionais do Instituto de Geografia da USP permite observar a distribuição geográfica das chuvas que atingiram Mauá entre 1938 e 1963.

A expansão da Avenida dos Estados até Mauá, o trabalho pioneiro da CICPAA (de combate à poluição), em especial os aspectos geográficos de Mauá fazem parte deste estudo, cujos originais completos, com certeza, formam no arquivo publico de Mauá e do Instituto de Geografia.

Redescobrir e divulgar esse material são desafios que podem e devem aflorar a partir do próximo Congresso de História.

HOJE

- Dia do Guarda Rodoviário

SANTOS DO DIA

- Antonio Turriani

- Brígida

- Erondina

- João Cassiano

- Rômula

- Antonio Turriani nasceu em Milão e viveu no século XV. Estudou medicina e cirurgia. Acreditado que as doenças eram causadas pelo pecado, exigia dos clientes que se confessassem antes de procurá-lo.

Brígida foi grande mística medieval. Pertenceu à família real sueca. Faleceu em Roma no ano 1373.

EM 23 DE JULHO DE...

1928 – Falece, em São Bernardo, onde residia, o juiz de Direito aposentado Tancredo Leite do Amaral Coutinho. Propagandista da República, educador, escritor, poeta e jornalista, dedicou-se à crítica do teatro e da música em jornais como o Correio Paulistano. Atuou na administração pública e ocupou o cargo de diretor geral da Instrução Pública. Deixou vários livros didáticos adotados pelas escolas oficiais. Seu genro, Benedicto Ferreira de Albuquerque, ocupava o cargo de diretor do Grupo Escolar de São Bernardo quando do seu falecimento.


1973 – Toma posse o novo presidente da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo), Arno Traeger.

– Termômetros marcam 8°C na madrugada do Grande ABC.

Grande ABC

Saiu o calendário do 12º Congresso de História do Grande ABC (Mauá, 2013). Serão dois dias intensos de exposições, palestras e debates, além da abertura oficial na noite de 11 de setembro.

O Congresso terá vários espaços: Teatro de Mauá, Teatro Miguel Arraes, Santa Casa, Museu Barão de Mauá. E temas diferenciados:

- Trajetórias da construção da Memória no Grande ABC

- Os desafios para a preservação do patrimônio industrial

- Apreciação estética e histórica da Capela da JOC – Juventude Operária Católica

- Passeio histórico-cultural

- Memórias em gravura de Hans Grudzinski

- Resistência ao Regime Militar no Grande ABC

- Propostas teórico-metodológicas para o trabalho com a memória

- Comunicações de pesquisa sobre o ABC

Historiador William Puntschart, coordenador do 12º Congresso de História do Grande ABC, tem nos informado sobre os passos de organização do próximo Congresso de História. E, até setembro, Memória terá muito a relatar sobre o mesmo, destrinchando esta pauta que é diversificada e envolve toda a região.

CHAMA ACESA

O Congresso de História do Grande ABC é uma conquista do movimento de Memória. A proposta de sua realização partiu do professor José de Souza Martins e foi prontamente aceita pelo prefeito Celso Daniel, que apoiou a realização do 1º Congresso, em 1990. Desde então, os congressos jamais deixaram de ser realizados.

Ocorre um rodízio entre as cidades. Mudam os prefeitos e as filosofias político-administrativas, e os congressos se realizam. Conquista pura do cidadão que entende ser História e Memória instrumentos eficazes para a construção de uma sociedade mais ética.

Mauá, 2013. As atenções voltam-se para a cidade. E como das vezes anteriores, mal termina um congresso começa a se pensar no próximo – no caso, Ribeirão Pires, 2015.Vários dos nossos pesquisadores partiram. Mas a chama lá de trás, assoprada pelo Gipem – Grupo Independente de Pesquisadores da Memória – permanece firme e forte, acima de eventuais desentendimentos. Estes sempre passageiros.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 23 de julho de 1983 – Ano 26, Nº 5269

MANCHETE – Juiz federal arquiva processo contra greve

IMPRENSA – Edição de ontem do Diário, que cobriu a greve de protesto dos trabalhadores, esgotou-se rapidamente. A cobertura mobilizou 50 profissionais.

EDITORIAL – Agora é assimilar as lições do movimento

PRIMEIRO PLANO (Ariverson Feltrin) – A chibata e o trabalhador.

POLÍTICA SINDICAL – Testemunhas defendem Jair Meneguelli. Na III Auditoria da Justiça Militar, Lula foi um dos depoentes a favor do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema e do vice-presidente, Vicente Paulo da Silva. Relembrando: em 30 de março, Jair Meneguelli chamou o presidente da República, João Figueiredo, de canalha.

SANTO ANDRÉ – Aceita a adesão da cidade ao Projeto CURA – Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada. Recursos deverão ser aplicados na conclusão do sistema viário que ligará a Avenida dos Estados ao Complexo Aricanduva pela Rua Oratório.

MAUÁ – Estado quer concluir a Avenida João XXIII, que liga a cidade à Via Anchieta. A obra se arrastaria. Hoje integra o (incompleto) Rodoanel.

POLÍCIA – Arremessa o caminhão contra panificadora no Jardim Promissão, em Diadema.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Mercedes Ribeiro Marzocca, 74. Natural de Santo André. Dia 18, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

SÃO BERNARDO

Esmeralda Helena de Azevedo, 87. Natural de Mucuge (BA). Dia 18. Cemitério dos Casa.

João Maria Francisco, 84. Natural de Santo André. Dia 18. Cemitério de Vila Euclides.

Sylvia Pereira Muniz, 79. Natural de Pedro de Toledo (SP). Dia 17. Cemitério dos Casa.

Luzia Belarmino Timoteo, 77. Natural de Pindorama (SP). Dia 17. Cemitério dos Casa.

Maria Andrade Santana, 74. Natural de Barro Preto (SP). Dia 18. Jardim da Colina.

Nilda dos Santos, 73. Natural de Mogi das Cruzes (SP). Dia 17. Cemitério dos Casa.

Francisco Deoclecio da Silva, 73. Natural de Picos (PI). Dia 18. Cemitério do Baeta.

Renato de Oliveira Ivo, 72. Natural de São Paulo (SP). Dia 17. Jardim da Colina.

Ligia Barroso Leandro, 70. Natural de São Paulo (SP). Dia 17. Crematório de Vila Alpina.

José Valdeci de Araújo, 66. Natural de Campina Grande (PB). Dia 18. Cemitério dos Casa.

Francisca Biano da Silva, 49. Nastural de Fortuna (MA). Dia 18. Cemitério dos Casa.

Luiz Fernando Augusto, 32. Natural de São Paulo (SP). Dia 18. Jardim da Colina.

DIADEMA

Helenita Sinésio Lima da Silva, 90. Natural de Murici (AL). Dia 17, em São Bernardo. Cemitério Municipal.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;