Memória Titulo
Uma lição aos novos prefeitos que vem de 1954

Mesmo os prefeitos reeleitos do Grande ABC vivem esses primeiros dias de 2009 absortos em tantas questões que os tecnocratas consideram mais important

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Mesmo os prefeitos reeleitos do Grande ABC - Auricchio, Volpi e Kiko - vivem esses primeiros dias de 2009 absortos em tantas questões que os tecnocratas consideram mais importantes. Imaginem, então, os novos prefeitos - Aidan, Marinho, Reali e Oswaldo Dias! Mas como todos têm assessorias competentes, Memória se atreve a rememorar para os novos governantes uma lição deixada por Lauro Gomes, ex-prefeito de São Bernardo e Santo André, e que vem lá dos anos 1950: o trato com a arborização urbana.

Vejam as fotos que Beltran Asêncio fez. Estávamos na primeira metade da década de 1950. E São Bernardo ganhava uma nova praça, a atual Lauro Gomes. No desenho dos canteiros defronte ao grupo escolar em construção, era necessário transferir frondosas árvores de lugar. E o que se viu foi de fato a transferência.

O tratorista move a terra com atenção e carinho - mesmo porque lá estava o Beltran fotografando, a pedido do prefeito. A árvore é retirada com raízes, para ser replantada em outro ponto da praça. Três ou quatro árvores - lembra Beltran, como esta da foto.

A tarefa de Beltran não parou por aí. Ele precisou acompanhar o desenvolvimento das árvores em seus novos locais, e isso a coluna mostrará proximamente, na 2ª Semana Beltran Asêncio de Fotografia.

Por ora, fica o alerta a Kiko, Volpi, Dias, Reali, Auricchio, Marinho e Aidan: encontrem nas suas agendas lotadas um tempo para temas urbanos simples e importantes como o ato de plantar uma árvore, ou remover com cristandade aquela que precisa ser removida.

Essa história de compensação de áreas verdes nunca nos convenceu. Aí está o cinza das nossas cidades para demonstrar isso. Lembramos que entre os anos 1950 e 1970 as sete prefeituras tinham programas pontuais de arborizações de praças e ruas. Por que não retomar essa prática, com os recursos que a modernidade nos traz?

Prefeitos queridos do nosso Grande ABC: desde já Memória se compromete a noticiar o plantio de árvores, porque isso é memória e lembra que o Grande ABC um dia fez parte do cinturão verde de São Paulo - e depois foi, grosseiramente, desgraçadamente, devastado.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 11 de janeiro de 1979

Manchete - Fragomeni (general) assume (o II Exército) e diz ser a favor de uma anistia restrita

Rádio - Diário AM completa 10º aniversário.

ABD - Estado e prefeituras de Santo André, São Bernardo e Diadema dão início às obras de construção do Corredor ABD.

Editorial - Defesa da Billings vai alcançar Manaus

Polícia - Constatado desvio de pílulas anticoncepcionais na Fontoura-Wyeth, em São Bernardo.

NEWS SELLER
Domingo, 11 de janeiro de 1959

Santo André - Aprovado por unanimidade o aumento do funcionalismo.

Especial - De professor em Paris a chefe de tribo, a história de Francesco Mondino, aos 90 anos.

SANTOS DO DIA
Higino, Honorata, Sálvio e Teodósio.

Teodósio nasceu em Capadócia e faleceu na Palestina no ano 529. Viveu até os 105 anos. Era chamado de "o Cenobita", monge que leva uma vida retirada, mas em comum com outros que têm os seus mesmos ideais. Edificou três hospitais e quatro igrejas.

Higino viveu entre a segunda metade do século 2 e o início do século 3. Como papa, estruturou os serviços da Igreja e instituiu as ordens menores, visando a uma melhor preparação dos sacerdotes.

EM 11 DE JANEIRO DE...
1949- Na Guerra Civil na China, a batalha de Hsuchen chega ao fim, com a vitória do exército comunista.

1969 - General Motors anuncia resultados globais recordes de sua produção ao longo de 1968 em São Caetano: 24,8 mil veículos da linha Chevrolet, 71,3 refrigerados Frigidaire e 186,2 mil baterias Delco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;