Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Filarmônica toca Wagner, Brahms e Tchaikovsky

Grupo se apresenta no Teatro Paulo Machado de Carvalho

Do Diário do Grande ABC
13/07/2013 | 07:12
Compartilhar notícia


Sob a regência do maestro Sérgio Assumpção, a Orquestra Filarmônica de São Caetano se apresenta hoje, às 20h30 e amanhã, às 19h30, no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano). Os concertos têm entrada franca.

A formação sobe ao palco para executar 'Prelúdio' e 'Morte e Amor', de 'Tristão e Isolda', de Wagner; 'Concerto para Violino', do Brahms; e a 'Sinfonia nº 4', de Tchaikovsky. O violinista Emmanuele Baldini, que é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, como solista convidado executará o segundo tema da noite.

As composições da ópera de Wagner, um dos maiores dramas musicais de todos os tempos, são importantes para a história da música. “'Tristão e Isolda', pelo cromatismo de suas melodias, pelo adiamento ou suspensão das resoluções harmônicas e pela enarmonização de acordes que apontam simultaneamente para duas ou mais tonalidades, situa-se na origem do processo que levou ao atonalismo do início do século 20, garantindo a Wagner um lugar entre aqueles que decisivamente influenciaram a linguagem musical numa de suas mais importantes transformações”, comenta o maestro. Inspirada principalmente por Beethoven, a obra de Brahms é verdadeira elegia ao instrumento contemplado, tamanho esforço exige do solista. O tema de Tchaikovsky alterna drama, nostalgia, alegria e tempestade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;