Contexto Paulista Titulo
Paralelos na história

No dia 9 de julho de 1932, um movimento popular, sobretudo de jovens, saiu às ruas de São Paulo para reivindicar a elaboração de uma nova Constituição federal

Wilson Marini
11/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


No dia 9 de julho de 1932, um movimento popular, sobretudo de jovens, saiu às ruas de São Paulo para reivindicar a elaboração de uma nova Constituição federal, após a Revolução de 1930, comandada por Getúlio Vargas, que pôs fim à chamada república do café com leite, que alternava representantes de oligarquias paulistas e mineiras no poder federal. Agora a data é comemorada pelos paulistas como a Revolução Constitucionalista de 1932, feriado estadual. Àquela época, a resistência de Vargas em convocar a constituinte e sua insistência em permanecer no poder sem a realização de eleições gerou um conflito armado entre tropas paulistas e as do governo Vargas. Quase 1.000 pessoas morreram.

81 anos depois

Em 2013, milhares de pessoas, sobretudo jovens, saíram às ruas da capital, do interior paulista e de todo o País em busca de mudanças. Aos protestos pacíficos, agregou-se uma onda de vandalismo e conflitos que provocaram algumas mortes e dezenas de feridos, além da mobilização de diversas categorias profissionais como os caminhoneiros. Em relação a 1932, os jovens são outros, os contextos e os ideais são bem diferentes, mas é possível refletir com equidistância e tirar lições sobre os movimentos populares que, ciclicamente, marcam épocas e levam às transformações sociais, políticas e econômicas. Hoje, com a convocação de uma “greve geral”, governo e sociedade terão mais uma oportunidade de aprimorar a democracia e conquistar avanços.

Prevenção

Em tempos de mobilizações coletivas, cada um se garante como pode. O governo do Estado ampliou quanto pôde a divulgação sobre o fato de ter sancionado, dia 2 de julho, o reajuste salarial de 8,1% para 415 mil funcionários da rede estadual de ensino a partir já deste mês. Projeto de lei complementar alterou as leis complementares, de julho de 2011, que previam acréscimo salarial de apenas 6% para 2013. Até 2014, o aumento salarial dos professores será de 45% e não mais de 42,2%, como previsto anteriormente.

Pessimista ou realista?

“Os municípios estão em condição pré-falimentar”, disse ontem, em Brasília, o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski. Para ele, se as prefeituras fossem da iniciativa privada já teriam configurado o processo de falência. A declaração foi feita a propósito da Marcha de Prefeitos, que reunirá cerca de 4.000 gestores públicos municipais até hoje. Entre as reivindicações estão mudanças no pacto federativo, a equalização de contas em relação à Previdência Social da União com os municípios e o aumento de 2% no porcentual do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Um ponto crucial é a saúde. Ziulkoski diz que os municípios gastam mais de 22% com a área, quando deveriam gastar 15% e o governo gasta somente 5%.

Inovação empresarial

Pela primeira vez no Brasil, será realizado no interior paulista o Bin@ – Business and Innovation Network, que reúne representantes da academia, grupos de pesquisa e da indústria para discutir inovação e a geração de novos negócios. O evento será realizado em novembro em Ribeirão Preto e será organizado pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto e a Agência USP de Inovação. Terá palestrantes dos Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Espanha, Portugal, China e Eslovênia. O propósito desta vez é desenvolver uma rede internacional de inovação com parceiros da indústria, academia, parques de ciência e tecnologia, incubadoras, investidores, consultores e agências de desenvolvimento econômico para partilha de conhecimento e de boas práticas.

Inspiração pela paz

Desde 2010, 18 de julho é o Dia Internacional Nelson Mandela. Este ano, quando Mandela completará 95 anos de idade, a celebração contém uma sensibilidade especial devido ao seu estado de saúde. O Dia Mandela honra a estatura do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e ex-presidente da África do Sul como líder mundial e sua notável contribuição à liberdade, justiça e democracia. Ele é muito amado pelas pessoas de boa vontade de todo o mundo. “Nelson Mandela é a corporificação viva dos elevados valores da ONU, um exemplo de cidadão mundial”, afirma Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas. O objetivo do Dia Mandela é inspirar as pessoas a empreenderem ações que ajudem a mudar o mundo para melhor e, assim fazendo, que se construa um movimento mundial pelo bem. Um exemplo das transformações possíveis no mundo de muitas desigualdades e conflitos.

Inverno

Até o dia 28 julho, serão apresentados mais de 60 concertos, corais e recitais, com músicos de renome internacional, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, em sua 44ª versão, a maioria gratuitas. Mais de uma centena de estudantes de música participam como bolsistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;