Setecidades Titulo Educação
Santo André firma parceria para construção de creche

Convênio com Estado permitirá instalação de unidade para 180 crianças na Vila Metalúrgica

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
11/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André assinou na manhã de ontem convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo para aderir ao programa Creche Escola, realizado em conjunto com a secretaria estadual da Educação.

O município é o sexto do Grande ABC a aderir ao projeto; apenas São Caetano ainda não firmou parceria. O programa, lançado em setembro de 2011, tem como objetivo construir unidades para Educação Infantil em cidades que apresentem situação de vulnerabilidade social e com grande demanda de creches.

“O termo de adesão é a primeira fase do convênio. A partir de agora a Prefeitura deve apresentar terreno próprio com rede de água, esgoto, energia, telefone e divisas muradas e apresentar toda a documentação para Secretaria de Educação, que fará o repasse da verba de acordo com a necessidade do município”, explica o secretario de Desenvolvimento Social do Estado, Rogerio Hamam.

Segundo a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) do Estado de São Paulo, foram desenvolvidos três projetos-padrão, cujo investimento pode atingir até 1,8 milhão. O custeio e o convênio com a entidade que fará a gestão do local ficam sob responsabilidade da administração municipal.

De acordo com o secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, a unidade que será construída no município atenderá a cerca de 180 crianças de zero a 5 anos. “A creche será erguida na Vila Metalúrgica, mas ainda estamos estudando o terreno mais apropriado. Ainda assim, pediremos mais recursos ao Estado para construir pelo menos mais cinco creches. Nosso objetivo é que todas as crianças estejam na escola até 2016”, afirma.

De acordo com Hamam, após a formalização do convênio, a Prefeitura deverá lançar licitação para obra, cujo prazo varia de seis meses a um ano. “Acreditamos que até o final de 2014 a creche esteja pronta”, avalia.

No início de junho, Santo André anunciou que pretende entregar 16 creches até o fim de 2015 e ampliar mais duas existentes, criando um total de 3.190 vagas na Educação Infantil. Hoje, a cidade tem 1.959 crianças fora da escola.

REGIÃO 

A primeira cidade do Grande ABC a aderir ao Programa Creche Escola foi Mauá, em 2011. A unidade, de porte médio, será construída no Jardim Sílvia Maria e atenderá a cerca de 150 crianças de zero a 3 anos. A previsão de inauguração é final de 2014 e o valor do repasse está avaliado em R$ 1,3 milhão.

Ribeirão Pires assinou o termo de adesão no ano passado e construirá creche em Ouro Fino, na região do Jardim Sol Nascente. O local receberá 150 crianças e terá investimento de R$ 1,2 milhão. Diadema está em busca de terreno para dar continuidade ao projeto. São Bernardo e Rio Grande da Serra estão na fase de apresentação de documentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;