Cultura & Lazer Titulo Cinema
Jacques Rivette ganha mostra no CCBB

Obras do cineasta francês ganham sessões até dia 21 a preços populares

Luís Felipe Soares
03/07/2013 | 07:15
Compartilhar notícia


A poesia do cinema de Jacques Rivette não é apenas para contemplação. O diretor francês trabalha para fazer pensar e suas obras continuam a ser material de estudo para os cinéfilos. Mesmo não tendo a mesma fama de antigos companheiros da 'Nouvelle Vague' como Jean-Luc Godard e François Truffaut (1932-1984), ele está entre os maiores nomes da sétima arte francesa.

Com pouco espaço no circuito nacional, o cineasta francês agora tem sua carreira revista na mostra especial 'Jacques Rivette – Já Não Somos Inocentes', que entra em cartaz a partir de hoje no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3651), em São Paulo. O acervo com 25 títulos, entre curtas e longas-metragens, segue em exibição até dia 21 com ingressos custando entre R$ 2 (meia-entrada) e R$ 4.


O evento é considerado a mais completa retrospectiva de Rivette que já passou pelo País. A unidade do CCBB do Rio de Janeiro recebeu as atividades em junho. Francis Vogner dos Reis e Luiz Carlos Oliveira Jr. assinam a curadoria, além de promover no sábado e no dia 20, ambos às 14h, a palestra 'Jacques Rivette – Cineasta', na qual prometem explorar o universo do homenageado. Certificados serão distribuídos aos participantes.

Um dos destaques da agenda é o inédito '36 Vistas do Monte Saint-Loup', de 2009. Na trama que se passa em pequena cidade no Sul da França, uma trupe circense em decadência recebe a visita de Kate, filha do fundador do grupo e que os abandonou há muitos anos.

Outro título que promete chamar a atenção é 'Amor Louco' (1969), tido com um de seus trabalhos mais radicais. O roteiro se desenrola em torno da relação destrutiva entre o diretor de teatro Sebastian e a atriz Claire, marcada por momentos de amor e fúria. A relação entre cinema e o universo teatral se tornou uma de suas marcas.

A sessão de abertura da mostra, às 19h, fica a cargo de 'Paris Nos Pertence' (1961). Com François Maistre e Betty Schneider no elenco, o longa traz a estudante Anne se aventurando na década de 1950 nas atividades de um grupo de teatro em meio a ensaios da peça 'Péricles, Príncipe de Tiro', de William Shakespeare.

A programação completa do evento está na página da unidade de São Paulo do CCBB na internet (www.bb.com.br/cultura).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;