Economia Titulo INSS
Previdência Social alerta segurados contra golpes

Algumas pessoas, se fazendo passar por funcionários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social),
vão à residência dos beneficiários e solicitam cheque, dinheiro,
documentos e, até mesmo, o cartão magnético de recebimento do benefício

Da Redação
01/07/2013 | 07:24
Compartilhar notícia


A Previdência Social alerta os aposentados e pensionistas para ficarem atentos contra golpes de estelionatários. Algumas pessoas, se fazendo passar por funcionários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), vão à residência dos beneficiários e solicitam cheque, dinheiro, documentos e, até mesmo, o cartão magnético de recebimento do benefício.

A orientação é que os aposentados e pensionistas desconfiem de pessoas que se apresentem como funcionários do INSS e prometam serviços como agilização de processos, aumento de valores de benefícios e recadastramento. Os serviços da Previdência Social são gratuitos. Os aposentados e pensionistas não devem, portanto, entregar nenhum documento, dinheiro, cheque, cartão bancário ou senha. Caso essa situação ocorra, o aposentado ou pensionista deve comunicar o fato à polícia.

Os cuidados devem ser redobrados em dia de pagamento. Além de estarem sujeitos à ação de estelionatários, os aposentados e pensionistas também correm o risco de serem roubados ou furtados na data do recebimento do benefício do INSS.

Para evitar que isso ocorra, a Previdência dá algumas dicas aos segurados:

* Não é necessário chegar ao banco antes da abertura da agência e ficar do lado de fora na fila, pois o segurado pode ficar ‘marcado’ pelos golpistas e ser atacado ao sair da agência. O pagamento das aposentadorias é feito durante todo o horário de funcionário dos bancos. Além disso, os valores dos benefícios ficam disponíveis no banco por dois meses;

* O aposentado deve alternar os horários de recebimento do benefício de um mês para outro, para não criar hábitos que possam ficar conhecidos por ladrões.

* É possível optar pelo recebimento em conta corrente. Dessa forma, o beneficiário não precisará fazer o saque no dia exato do pagamento.

* Sempre que precisar de uma informação ou ajuda na agência bancária, o aposentado ou pensionista deve procurar um funcionário do banco que esteja devidamente uniformizado e de posse de seu crachá de identificação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;