Economia Titulo Mercado
Serviços perdem 1.202
vagas em Santo André

Ministério do Trabalho e Emprego publicou ontem
números do mercado de trabalho por meio do Caged

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
22/06/2013 | 07:28
Compartilhar notícia
Divulgação


O mercado de trabalho formal de Santo André teve o pior desempenho da história no setor de serviços em maio. As empresas reduziram os quadros de funcionários, em relação a maio, em 1.202 postos. No mês anterior o resultado foi oposto, com alta de 852 empregos. No quinto mês de 2012, houve expansão de 621.

O setor de serviços perdeu 1.281 postos nas sete cidades, tendo em vista que além de Santo André, Diadema (-129), Mauá (-167) e Ribeirão Pires (-10) contribuíram com o mau desempenho do segmento.

Como consequência, o saldo de vagas do Grande ABC, que é a diferença entre o número total de contratados e de desligamentos, encerrou o mês passado negativo em 303 registros.

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) publicou ontem os números do mercado de trabalho por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A série histórica para a região teve início em maio de 2003.

ANÁLISE 

O coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero, avaliou que o recuo acentuado no setor de serviços foi um processo natural no mercado de trabalho.

“É um setor que responde muito rápido (ao aquecimento econômico) com geração de vagas. Mas também é um setor que desemprega muito rápido (quando a economia vai mal ou dá indícios)”, analisou Balistiero.

Secretário-geral do Siemaco ABC (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de áreas Verdes Públicas e Privadas da região), Ednaldo de Oliveira destacou que as empresas da área que defende contribuíram com o resultado negativo.

“A Prefeitura de Santo André, em maio, encerrou alguns contratos de limpeza de vias públicas e poda. Acredito que isso fez reduzir, em média, 200 empregos”, calculou Oliveira.

CRESCIMENTO 

A indústria encerrou o mês passado com geração de 381 postos de trabalho. Na mesma esteira apareceu o setor da construção civil, que foi responsável pela criação de 242 empregos.

O comércio também não deixou por menos e apresentou saldo positivo de 389 registros em carteira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;