Empresa, que tem fábrica em Sto.André, procura ampliar presença junto às montadoras
A BridgestoneFirestone, que tem fábrica em Santo André, tem meta de chegar à liderança do mercado nacional de pneus nos próximos cinco anos. Para isso, a companhia planeja reforçar investimentos na marca, em novas tecnologias, na expansão de sua produção e na montagem de novas plantas fabris.
Atualmente, a empresa, que é resultado da fusão entre o grupo japonês Bridgestone com a norte-americana Firestone em 1988, é a segunda do ranking nacional no País como equipamento original (ou seja, peça para o processo produtivo das montadoras), atrás da Pirelli; e a terceira colocada no segmento de reposição (lojas e oficinas) – perde para o grupo italiano e para a Goodyear.
O planejamento dos investimentos para os próximos cinco anos ainda não está definido e a empresa não revelou valores – os estudos devem ser concluídos no fim deste ano –, mas o diretor de vendas e marketing, Alexandre Lopes, afirmou que está nos planos ampliar tanto a unidade de Santo André quanto a de Camaçari, na Bahia.
No Grande ABC, onde a companhia tem sede no Brasil e começou a atividade fabril no País em 1940 – inicialmente como filial do grupo Firestone –, a fabricante concentra grande parte de suas operações. Com quadro de mais de 3.000 funcionários diretos, produz diariamente cerca de 25 mil pneus (para automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus e também para os ramos agrícola e mineração), enquanto nas instalações no Nordeste, faz cerca de 12 mil diariamente (para veículos de passeio esportivos, de alta perfomance).
PLANOS - Como parte da estratégia, a companhia procura se fortalecer na área de peças originais. Presente nas principais montadoras do País, a Bridgestone negocia para fornecer também para newcommers, ou seja, recém-chegadas ou que estão chegando agora, como a chinesa Chery, e também quer ampliar o atendimento aos consumidores. A Bridgestone conta hoje com mais de 550 lojas da marca (por meio do sistema de franquias) e o objetivo é ter mais 90 revendedores exclusivos até o fim do ano.
Lopes salientou que, apesar da meta agressiva, a companhia já vem em forte aceleração. Na área de pneu original para as fabricantes, está com crescimento de 42% em vendas em relação a 2012. Atualmente, detém 23% de participação de mercado. No segmento de reposição, cresceu 17% e hoje está com 18% de fatia das vendas totais no País.
Ainda segundo o executivo, a empresa investe para rejuvenescer a marca Firestone, que está presente no País desde a década de 1940, e também para tornar mais conhecida a marca Bridgestone. Campanhas de divulgação, patrocínio a eventos esportivos e a presença da fabricante no varejo, com duas lojas próprias Car Club (uma na Capital paulista e outra em Santo André) para ficar mais próximo do consumidor, também fazem parte da estratégia para ganhar participação de mercado.
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