Economia Titulo Indústria
Bridgestone acelera
para ser líder no
País em cinco anos

Empresa, que tem fábrica em Sto.André, procura ampliar presença junto às montadoras

Leone Farias
do Diário do Grande ABC
21/06/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A BridgestoneFirestone, que tem fábrica em Santo André, tem meta de chegar à liderança do mercado nacional de pneus nos próximos cinco anos. Para isso, a companhia planeja reforçar investimentos na marca, em novas tecnologias, na expansão de sua produção e na montagem de novas plantas fabris.

Atualmente, a empresa, que é resultado da fusão entre o grupo japonês Bridgestone com a norte-americana Firestone em 1988, é a segunda do ranking nacional no País como equipamento original (ou seja, peça para o processo produtivo das montadoras), atrás da Pirelli; e a terceira colocada no segmento de reposição (lojas e oficinas) – perde para o grupo italiano e para a Goodyear.

O planejamento dos investimentos para os próximos cinco anos ainda não está definido e a empresa não revelou valores – os estudos devem ser concluídos no fim deste ano –, mas o diretor de vendas e marketing, Alexandre Lopes, afirmou que está nos planos ampliar tanto a unidade de Santo André quanto a de Camaçari, na Bahia.

No Grande ABC, onde a companhia tem sede no Brasil e começou a atividade fabril no País em 1940 – inicialmente como filial do grupo Firestone –, a fabricante concentra grande parte de suas operações. Com quadro de mais de 3.000 funcionários diretos, produz diariamente cerca de 25 mil pneus (para automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus e também para os ramos agrícola e mineração), enquanto nas instalações no Nordeste, faz cerca de 12 mil diariamente (para veículos de passeio esportivos, de alta perfomance).

PLANOS - Como parte da estratégia, a companhia procura se fortalecer na área de peças originais. Presente nas principais montadoras do País, a Bridgestone negocia para fornecer também para newcommers, ou seja, recém-chegadas ou que estão chegando agora, como a chinesa Chery, e também quer ampliar o atendimento aos consumidores. A Bridgestone conta hoje com mais de 550 lojas da marca (por meio do sistema de franquias) e o objetivo é ter mais 90 revendedores exclusivos até o fim do ano.

Lopes salientou que, apesar da meta agressiva, a companhia já vem em forte aceleração. Na área de pneu original para as fabricantes, está com crescimento de 42% em vendas em relação a 2012. Atualmente, detém 23% de participação de mercado. No segmento de reposição, cresceu 17% e hoje está com 18% de fatia das vendas totais no País.

Ainda segundo o executivo, a empresa investe para rejuvenescer a marca Firestone, que está presente no País desde a década de 1940, e também para tornar mais conhecida a marca Bridgestone. Campanhas de divulgação, patrocínio a eventos esportivos e a presença da fabricante no varejo, com duas lojas próprias Car Club (uma na Capital paulista e outra em Santo André) para ficar mais próximo do consumidor, também fazem parte da estratégia para ganhar participação de mercado.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;