Esportes Titulo Copa das Confederações
Itália busca antecipar classificação em Recife antes de pegar o Brasil

Para garantir vaga nas semifinais, equipe de Cesare Prandelli precisa vencer o Japão hoje

Marco Borba
19/06/2013 | 07:18
Compartilhar notícia


Animada após a vitória sobre o México por 2 a 1, a Itália enfrenta o Japão hoje, às 19h, na Arena Pernambuco, em Recife, visando a classificação antecipada às semifinais da Copa das Confederações, antes de cruzar com o Brasil, domingo.

Embora o técnico Cesare Prandelli use a falsa modéstia e diga que o Japão leva vantagem por contar com técnico italiano, a Azzurra é de longe favorita e conta com a boa fase de Pirlo e Balotelli, autores dos gols da vitória contra os mexicanos.

Caso vençam, os italianos chegam a seis pontos e estariam matematicamente classificados, podendo enfrentar o Brasil na última rodada do Grupo A sem pressão por um resultado positivo.

Por outro lado, a derrota significaria uma eliminação precoce dos japoneses, primeira seleção classificada para a Copa de 2014 e que participa pela quinta vez da Copa das Confederações.


Do lado italiano, qualquer resultado que não seja o título da competição, vista como preparatória para a Copa de 2014, que também ocorre em solo brasileiro, será considerado ruim.
“Estar entre os quatro semifinalistas não é êxito. Êxito é ser campeão, e queremos ser os primeiros”, afirmou o goleiro Gianluigi Buffon, 35 anos.

Para atingir o objetivo, a Itália conta com um Pirlo em grande fase, muito aplaudido no Maracanã após marcar belo gol de falta contra os mexicanos.
Provocador e polêmico dentro e fora das quatro linhas, Balotelli, conhecido como ‘Super Mario’ é a referência da renovada Azzurra.
“Para nós, é uma sorte ter um jogador como ele. Sempre nos ajuda muito”, reconheceu Buffon, afirmando que Balotelli tem “um dom” especial como jogador.

Os japoneses entendem que uma das saídas para segurar a Itália é não deixar Pirlo jogar. “Temos de anular Pirlo para que não possa ditar o ritmo do jogo”, resumiu o volante Hasabe, capitão do Japão.

Japão e Itália se enfrentaram poucas vezes. A história registra apenas três encontros entre as duas seleções, com um empate e duas vitórias italianas em torneios olímpicos.

Prandelli se arma contra compatriota
Para Cesare Prandelli, o Japão é o favorito para vencer a Itália na segunda partida das equipes na Copa das Confederações porque conta com um técnico que conhece bem sua equipe, o também italiano Alberto Zaccheroni.
Segundo o comandante da Esquadra Azzura, seu compatriota pode causar problemas à Itália. “O Japão vai ter leve vantagem, eu acho, porque eles têm um dia a mais de descanso, já que jogaram um dia antes (na estreia, sábado, diante do Brasil", disse Prandelli.
“Além disso, o Alberto (Zaccheroni) nos conhece muito bem, ele sabe como nós trabalhamos. Imagino que esteja preparando uma armadilha para nós. “Vamos planejar algo para o jogo contra o Japão. Ele deverá vir com estratégia interessante contra nós, então temos de nos preparar”, completou o treinador.
A Itália nunca perdeu para o Japão, mas o goleiro Gianluigi Buffon sabe que o time italiano deve melhorar para ter qualquer chance de vencer a Copa das Confederações pela primeira vez.
Os italianos estrearam domingo com vitória por 2 a 1 sobre o México, no Estádio do Maracanã. (das Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;