Setecidades Titulo Educação
Santo André irá criar
3.190 vagas em creches

Prefeitura anuncia construção de 16 escolas
até o final de 2015 e promete zerar o deficit

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
06/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A Prefeitura de Santo André anunciou ontem que entregará até dezembro de 2015 16 creches e ampliará outras duas já existentes na cidade, que criarão total de 3.190 vagas na Educação Infantil. A meta é zerar o deficit e ter vagas reservas para comportar o crescimento populacional do período.

No início do ano, havia 4.795 crianças de zero a 5 anos em lista de espera no município. Conforme o prefeito Carlos Grana (PT), apenas com reajustes e remanejamentos nas 31 creches existentes, foi possível matricular 2.836 crianças na rede. Mas ainda há 1.959 à espera de oportunidade para estudar.

Além disso, cerca de 1.000 alunos foram atendidos neste ano com vaga em creche após determinação judicial. “Vamos apresentar esse projeto de criação de vagas para a Vara da Infância e Juventude da cidade para que vejam que estamos resolvendo o problema. Dessa forma, esperamos que o número de ações seja reduzido, porque nosso objetivo não é só criar vagas, mas dar ensino de qualidade”, garantiu Grana.

Para isso, a Prefeitura contratou 200 ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) que já estão atuando na rede municipal. Outras 238 vagas deverão ser geradas para professores a partir do concurso público realizado no domingo. O prefeito afirmou também que o projeto para criação de mais 360 vagas foi protocolado na Câmara, além do projeto que reduz a jornada de trabalho dos ADIs de 40 para 31 horas semanais.

O objetivo, segundo o secretário de Educação Gilmar Silvério, é transformar a creche num espaço de educação, um direito não da mãe ou do pai que trabalha, mas da criança, que deve receber ensino de qualidade por toda a vida. “O próximo passo é investir na formação continuada dos professores da Educação Infantil. Eles têm particularidades em relação aos demais educadores, pois precisam auxiliar os alunos a se desenvolver cognitiva e emocionalmente”, destaca.

PARCERIAS

Para efetivar a construção das unidades escolares, Santo André conta com parceria da iniciativa privada e dos governos federal e estadual. Uma das creches será construída pela Brookfield como contrapartida pelas obras do Atrium Shopping. Outra será erguida em conjunto com o Estado, e 11 por meio do programa Pró-Infância, da União. As outras cinco terão verba integral da Prefeitura, incluindo as duas que passarão por intervenções para ampliação.

Os primeiros bairros a serem atendidos, onde as obras devem começar ainda neste ano, são o Parque Andreense, por meio da conclusão do Cesa (Centro Educacional Santo André), e os jardins Milena, Carla e Irene. As outras unidades ficarão nos bairros Utinga, Cata Preta, Jardim Guarará, Parque João Ramalho, Tamarutaca, Jardim Rina, Jardim Santo André, Vila Homero Thon, Parque Marajoara e Jardim Alzira Franco, sendo que nos dois últimos serão erguidas duas unidades em cada um.

A estimativa de custo de cada creche construída em parceria com o governo federal é de R$ 4 milhões, sendo que cerca de 50% do valor é referente à contrapartida municipal. “Os custos da construção civil na região são muito altos, por isso, a verba disponibilizada pela Prefeitura tem de ser maior”, explicou Grana.

O valor investido para a construção das demais unidades não foi informado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;