Cultura & Lazer Titulo Música
Pescador de raros
tesouros bambas

Tuco Pellegrino resgata sambas da Velha Guarda
em show no Sesc São Caetano, hoje, às 16h

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
01/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Pesquisador musical, Fernando Pellegrino, mais conhecido como Tuco, é uma vasta enciclopédia da história do samba brasileiro. Apaixonado pelo gênero do começo ao fim, o também músico é a ponte entre os bambas das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro e o gênero hoje.

O cantor e cavaquinista se apresenta hoje, ao lado de Paulo Serau (violão) e Marcio Sorriso (percussão), no Sesc São Caetano, onde mostra canções que vão dos primórdios do samba e chegam à sua lavra autoral. O show, marcado para as 16h, tem entrada franca.

Filho de pianista, Tuco só foi se interessar por samba quando caiu em seus ouvidos o disco Passado de Glória, um trabalho produzido por Paulinho da Viola em 1970, que reúne temas de desconhecidos sambistas da Portela.

Segundo ele, a paixão foi pela sonoridade do disco, com os compositores cantando e tocando seus próprios instrumentos, tudo registrado em clima de roda de samba.

“Acho importante hoje em dia, principalmente quando temos diversos segmentos de samba explanados pelos palcos, resgatar a base desse tipo de canção”, conta o sambista.

Não é só pela predileção que o músico resgata esse mesmo clima de samba feito em roda. Também pelo vozeirão Tuco estabelece um contato direto entre suas interpretações e as obras do passado. A voz gutural lembra nomes como Francisco Alves e Wilson das Neves.

Além de temas próprios, ele canta clássicos como Quantas Lágrimas e Passado de Glória, entre muitos outros tesouros que agora voltam à roda.

Roda de Samba com Tuco Pellegrino – Música. Hoje, às 16h. No Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;