Economia Titulo Santo André
Sala do Empreendedor de Santo André registra 25 atendimentos por dia

Trinta dias após a inauguração, 770 pessoas
buscaram os serviços disponíveis no local

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
27/05/2013 | 07:23
Compartilhar notícia


Exatamente depois de 30 dias de atividade, a Sala do Empreendedor de Santo André atingiu média de 25 atendimentos diários. Segundo relatório enviado pela administração pública municipal, responsável pelo órgão, desde o dia 7 de abril, quando o espaço foi inaugurado, houve 770 registros.

A sala, localizada no Paço Municipal, reúne todos os serviços da Prefeitura para a liberação de documentação e alvará às pessoas que querem abrir, ou já possuem, um negócio. Associações, sindicatos e instituições de fomentos também contribuem com orientações, cursos e serviços aos empreendedores.

Vice-prefeita e também secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho, Oswana Fameli destacou que ainda existem pendências. "Vão desde investimento e tecnologia a treinamento de funcionários. Mas estamos começando e vamos melhorando com o tempo." Porém, ela garantiu que a agilidade nos atendimentos é uma das vitórias da sala.

A nutricionista de Santo André Andrea Regina Zaccaro de Barros concorda que a rapidez nos processos é um destaque. Ela estava com uma pendência relacionada à sua inscrição municipal e procurou uma solução na Sala do Empreendedor. Foram necessários 30 minutos.

"Eu peguei uma senha para aguardar o atendimento, mas fui orientada a perguntar aos atendentes da sala se era possível regularizar minha inscrição. Nem precisei mais da senha. Eles já foram agilizando os processos, reunindo os documentos necessários. Até o IPTU, que eu não tinha em mãos, conseguiram na hora. No fim, em meia-hora saí de lá com o processo concluído", conta Andrea.

O prestador de serviços Douglas Eduardo Menocci também ficou satisfeito com o atendimento. Com experiência de 20 anos em treinamentos voltados à área profissional e gerencial, há poucos meses ele resolveu enfrentar o mercado como chefe. Para isso, se inscreveu como MEI (Microempreendedor Individual) e necessitou de um cadastro mobiliário municipal.

"Tinha só uma pessoa na minha frente. O atendimento dela foi muito rápido na sala. Em seguida fui atendido e saí de lá bem rápido também, já com o documento", lembra Menocci.

BALANÇO - Até o fim de abril, a Sala do Empreendedor realizou 374 atendimentos. Entre eles, 47% foram apenas para informações. O restante foi desde inscrição de autônomos até a abertura de uma pequena empresa. Também houve 21 encerramentos de atividades.

Neste mês, até o dia 21, o número de atendimentos expandiu 5% em relação a abril. Foram 396 registros, sendo 41% apenas para informações, e várias inscrições de autônomos, registro de MEI, Eireli (empresa individual de responsabilidade limitada) e pequenas empresas. Trinta pessoas buscaram a sala para encerrar as atividades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;