Setecidades Titulo Mobilidade
Diadema tem maior taxa
de morte por acidentes

Fundação Seade mostra que índice de mortalidade no trânsito é de 19,59 por 100 mil habitantes

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
23/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Diadema é a cidade com maior índice de mortes por acidentes no trânsito no Grande ABC. De acordo com estudo divulgado ontem pela Fundação Seade, a cada 100 mil habitantes, 19,59 morreram devido a atropelamento, ou desastre envolvendo automóvel ou motocicleta em 2011. O número é superior à média da Região Metropolitana e do Estado de São Paulo.

O segundo município com maior taxa é Ribeirão Pires. A cidade registrou 15,84 óbitos por 100 mil habitantes em 2011. Em seguida está São Bernardo, com 11,69 mortes. Já Rio Grande da Serra apresenta o menor coeficiente do Estado - 4,49 óbitos.

Juntas, as sete cidades registraram 278 mortes em decorrência de acidentes no trânsito em 2011, sendo que 35% das vítimas fatais foram atropeladas e 26% morreram após acidente com motos. Já as ocorrências envolvendo automóveis representam 10% do total. Desta vez, o destaque é São Bernardo, onde foram registrados 90 óbitos. Em segundo lugar está Diadema, com 76 mortes. Quando comparados os dados de 2010 e 2011, observa-se que o número de mortes no trânsito permaneceu estável. Em 2010, 267 pessoas perderam a vida em razão de acidente no Grande ABC.

No Estado, foram 7.967 mortes no trânsito em 2011 e os pedestres também são as principais vítimas, representando 26,6% dos óbitos. Enquanto isso, os acidentes de motocicleta respondem por 22,8% e os de automóvel, por 18,4%.

De acordo com a análise da Fundação Seade, os acidentes no Estado se concentram geograficamente nas cidades por onde passam rodovias. No caso da região, São Bernardo e Diadema são cortadas pela Rodovia dos Imigrantes, São Bernardo pela Via Anchieta e Ribeirão Pires e Santo André pela SP-31 Índio Tibiriçá.

Para explicar o elevado número de atropelamentos em municípios atravessados por estradas, a fundação aponta deficiências de proteção aos pedestres nestes locais.

Imprudência

Na visão do consultor de Engenharia de Tráfego e Transporte, Humberto Pullin, o desrespeito às regras de trânsito ainda é a principal causa para o aumento no número. "As pessoas continuam a ser imprudentes ao ingerir bebida alcoólica antes de dirigir e ao desrespeitar a velocidade máxima das vias. Isso porque o nosso maior problema é a impunidade", destaca.

Para Pullin, a melhoria da fiscalização e policiamento, principalmente à noite, colaborariam com a redução do índice de acidentes. "Temos no Grande ABC cidades com intenso lazer noturno, como são os casos de São Bernardo, Santo André e São Caetano, por exemplo", comenta.

Horário

A pesquisa aponta ainda que os sábados e os domingos são os dias da semana que geram o maior número de vítimas fatais em acidentes no trânsito - o correspondente a 18,6% e 19,3% do total em 2011 no Estado, respectivamente. Além disso, o maior número médio de vítimas fatais concentra-se entre 5h e 7h e 18h e 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;