Setecidades Titulo Obras
Obra no Parque
das Nações deixa
rua enlameada

Transtornos causados pela construção começaram há cerca de dois meses

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
22/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Moradores da Avenida Estados Unidos, no Parque das Nações, em Santo André, sofrem há cerca de dois meses com problemas ocasionados por obra vizinha. A construção, que está em fase inicial, deixa escorrer pela calçada água barrenta, o que faz com que a rua e as garagens fiquem constantemente sujas.

O maior problema, de acordo com os vizinhos, é o fato de terem de lavar todos os dias as calçadas para poder abrir caminho para pedestres e para que os carros possam entrar nas garagens. "A calçada fica imunda. Pedem para economizarmos água, mas não temos escolha", diz a aposentada Inês Monteiro Gomes, 65 anos.

Apesar de ser uma avenida movimentada, a maior parte dos moradores é idosa. Segundo os vizinhos, vários deles escorregaram no barro molhado ao tentar atravessar a rua. "Como fica uma faixa larga de terra molhada entre a calçada e a rua, eles não conseguem pular e, quando vão pisar, acabam escorregando e se machucando", afirma a aposentada Lucia Calvitti Rodrigues, 67.

Um dos vizinhos mais velhos tem 82 anos e, apesar da idade, se vê obrigado a lavar seu portão, garagem e calçada todos os dias. "Não tem cabimento um senhor, nessa idade, fazer isso. Mas se ele não fizer isso o barro seca, enche a casa de pó e isso pode ocasionar até problemas respiratórios", comenta Lucia.

Outro problema é que a descida de água suja pela valeta está ocasionando o entupimento das saídas pluviais das casas. "No fim de semana tive que quebrar parte da minha calçada para colocar a mão dentro do cano e tirar um pedaço de barro seco que estava fechando a saída de água da minha casa", lembra o aposentado Rubens Scuhaje, 60.

Apenas uma vez um caminhão pipa passou no local para fazer a limpeza da rua, conforme os moradores. "E passou porque pedimos muito. Esse tipo de limpeza tem que ser feita com água de reúso, como é visto em outras obras", diz Lucia.

Cansados de limpar por conta própria e de reclamar com os funcionários da obra, os vizinhos recorreram à Prefeitura. "Disseram que resolveriam, chegaram a mandar um fiscal, mas está do mesmo jeito", afirma Inês.

Procurada, a Kodea Construtora e Incorporadora, responsável pela obra, informou estar tomando ações para eliminar o máximo possível os transtornos aos vizinhos. Já a Prefeitura não se manifestou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;