Cultura & Lazer Titulo 24 horas
Maratona do sossego

Não faltam opções para curtir a Virada Cultural,
em SP, longe das multidões dos palcos centrais

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
18/05/2013 | 07:24
Compartilhar notícia
Divulgação


Começa hoje, às 18h, em São Paulo, o maior evento artístico do País, a Virada Cultural. Durante 24 horas, mais de 900 atrações ganham 120 palcos espalhados pela cidade. Toda a programação é gratuita. Como dá para passar a noite, varar a madrugada, ver o dia nascer e acabar novamente com tanta coisa para fazer, o jeito é se programar para aproveitar o máximo possível.

O Centro é tomado pelo grosso da programação, onde ficam os palcos principais, os shows mais disputados e a maior concentração de gente. Mas dá para driblar a muvuca e procurar o que fazer em lugares mais tranquilos. Opções não faltam.

Museus, unidades do Sesc e centros culturais abrem as portas pelas 24 horas da Virada. São as melhores opções para quem quiser se abrigar do mar de gente e não deixar de ver coisas interessantes. A programação pelos espaços é diversa.

Também, há linguagens específicas em locais definidos. A Praça Roosevelt é do teatro, e recebe, entre várias peças, 'Chorinho', com Denise Fraga. A Pinacoteca lança uma extensa programação de arte urbana, com o são-bernardense Daniel Melim produzindo grafites ao lado de outros artistas. Poesia e literatura estão concentradas principalmente no Largo São Bento e na Santa Ifigênia. Próximo à Estação Luz, o Palco Parque Jardim da Luz é dedicado às crianças. Forró tem vez na Praça do Patriarca. A dança é contemplada principalmente em palco na Avenida São João.

A gastronomia ganha destaque perto da Catedral da Sé, entre o Largo do Tesouro e a Rua Quinze de Novembro, e na Avenida São Luís, onde, no domingo, das 8h às 18h, estarão concentradas as barracas do Chefs na Rua.

Trens e metrôs funcionam ininterruptamente das 4h40 de hoje até a meia-noite de amanhã. A programação completa pode ser acessada através do site www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.


Museus trazem programação paralela e diversificada

Não são só as ruas que ganham programação durante a Virada Cultural. Muitos museus ficam abertos e apresentam programação especial e diversa das oferecidas nos palcos montados a céu aberto. 

O Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158. Tel.: 2117-4777) abre as portas para a primeira edição do Festival Games Brasil, que segue em cartaz no espaço até o dia 25. Videogames, jogos de tabuleiro e de cartas desenvolvidos por brasileiro estarão disponíveis para a diversão do público. As atividades são gratuitas na área externa do museu, porém, no domingo, o ingresso para visitação sai por R$ 6.

Durante as 24 horas de Virada, a Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37. Tel.: 3285-6986) traz boas atrações de vários gêneros. Alice Ruiz e Alzira Espíndola se unem no show 'Paralelas', que ganha sessão às 18h. Em seguida, às 20h, Mônica Salmaso se apresenta ao lado do pianista André Mehmari. O poeta Paulo Leminski é homenageado às 22h, com o show 'Tanto Faz'. Amanhã, às 2h, tem o espetáculo de poesia performática 'Minimal', com Caco Pontes. Às 3h, poemas de Alice Ruiz são encenados na peça 'Navalha na Liga'.

A Estação Pinacoteca (Praça da Luz, 2. Tel.: 3324-1000) também mescla programações. Oficina de grafite, das 10h às 17h, hoje e amanhã, toma conta do espaço. O são-bernardense Daniel Melim capitaneia os processos junto com outros artistas. Hoje, às 19h, tem apresentação do Quarteto Sax. Amanhã, às 11h, se exibe o Coral da Osesp.


Sescs têm excelentes atrações

Vários Sescs serão excelentes refúgios para um programa tranquilo fora do burburinho das ruas. Alguns trazem programações específicas e outros apostam na diversidade dos gêneros apresentados.

O Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185) traz shows de lançamento do disco 'Herivelto Martins 100 Anos'. Filipe Catto e Alaíde Costa cantam hoje, às 19h. Agnaldo Rayol, Graça Braga e Verônica Ferriani, amanhã, às 18h. Os ingressos serão distribuídos a partir das 17h de hoje por meio da Rede Sesc. O mesmo vale para os bilhetes de George Clinton, que é atração de amanhã do Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822), às 18h. Na mesma unidade, Cida Moreira e João Leopoldo se apresentam hoje, às 18h.

No cardápio do Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000) há nove opções teatrais. Na área musical, Wilson das Neves (hoje, às 20h) e Zeca Baleiro (amanhã, às 5h) estão entre as atrações.

Como destaque da programação do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 ), Renata Sorrah sobe ao palco com 'Esta Criança', peça da Cia Brasileira. A montagem tem sessão hoje, às 21h, e amanhã, às 18h. Os ingressos serão distribuídos pela Rede Sesc hoje, a partir das 17h. O Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195) inventou extensa programação artística relacionada à história da cachaça. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sescsp.org.br.

O QUE ROLA NOS PALCOS PRINCIPAIS

Palco Júlio Prestes - o palco principal reúne grandes atrações nacionais e internacionais, entre elas Daniela Mercury, que abre a Virada hoje, às 18h, com o Zimbo Trio; Gal Costa canta às 21h. O Racionais MC's se exibe às 15h de amanhã; e o uruguaio Jorge Drexler, às 18h.

Palco Largo do Arouche - brega e popular, o palco reúne artistas de décadas anteriores para celebrar com o público sucessos do passado. Sara Jane canta às 21h; Sidney Magal se apresenta às 23h. Amanhã, Kaoma e Luiz Caldas tocam, respectivamente, à 1h e às 3h; Fafá de Belém encerra a programação do espaço às 17h.

Palco Praça da República - o samba é o gênero principal do espaço. A banda Raça Negra abre os trabalhos às 18h. Sombrinha entoa clássicos do gênero amanhã, às 12h; e Jorge Aragão, às 16h.

Palco 25 de março - espaço para a música alternativa. Lucas Santtana sobe ao palco às 20h; à meia-noite, a atração é o rock da banda Hurtmold. Amanhã, às 4h, Lirinha apresenta seu projeto solo. Na sequência, Vanguart e Mombojó tocam, respectivamente, às 6h e às 8h. A cantora Céu faz show às 16h. O pernambucano Otto fecha os trabalhos no local às 18h.

Palco São João - rock pesado está garantido no palco armado em uma das avenidas mais famosas da cidade. Lobão dá início aos shows, com apresentação às 18h; em seguida, às 20h, Billy Cox se apresenta ao lado de Edgard Scandurra e Taciana Barros; direto dos Estados Unidos, às 21h, The Central Scrutinizer e Bobby Martin tocam. Chorão, do Charlie Brown, morto no mês passado, é relembrando em homenagem programada para as 2h de amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;