Política Titulo
Comissão vota na 2ª parecer sobre deputados citados em CPIs
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
11/09/2005 | 15:03
Compartilhar notícia


A Comissão de Sindicância da Câmara deve votar na segunda-feira o relatório sobre as investigações das denúncias de corrupção contra 18 deputados citados nas CPMIs (Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito) dos Correios e do 'mensalão'. Os trabalhos foram realizados durante 90 dias e o autor do relatório é o deputado Robson Tuma (PFL-SP).

Embora tenha afirmado que não pode revelar o voto, Robson Tuma disse que não vai se opor à posição adotada pelas CPMIs. No relatório dessas comissões foi aprovado o envio, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, de representação contra 18 deputados com indícios de quebra de decoro parlamentar. "Não há nenhum tipo de intenção de ir contra as colocações das CPMIs apresentadas à Mesa da Câmara".

O deputado informou que depois de aprovado pela Comissão de Sindicância, o relatório será levado à Mesa Diretora da Câmara para a deliberação final. A reunião está marcada para a tarde de terça-feira. Caberá aos integrantes deste colegiado decidir sobre o envio da representação ao Conselho de Ética pedindo a abertura do processo de cassação dos 18 deputados.

A Comissão de Sindicância foi instalada no dia 8 de junho e já ouviu 55 pessoas, sendo 20 deputados, um senador e três ministros. Foram realizadas 36 reuniões e produzidas quase 16 mil páginas de material, entre depoimentos e documentos recebidos pela comissão.

Robson Tuma informou que a comissão também analisou representações contra os deputados Rodrigo Maia (PFL-RJ), Francisco Gonçalves (PTB-MG), Raquel Teixeira (PSDB-GO) e Paulo Pimenta (PT-RS). Acrescentou, ainda, que na próxima semana apresentará seu parecer sobre estes quatro deputados. Segundo ele, é "quase zero" a possibilidade de propor a cassação desses parlamentares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;