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94% das chamadas ao 190 sao impróprias
Kléber Werneck
Da Redaçao
08/07/2000 | 16:38
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A populaçao do Grande ABC tem feito do serviço 190 da Polícia Militar uma espécie de linha direta para brincadeiras, piadas, falsas comunicaçoes, dúvidas ou solicitaçoes de serviços impróprios. As ligaçoes indevidas, somadas às comunicaçoes internas da própria PM, representaram 94,1% do total computado no primeiro semestre de 2000. Os dados sao do próprio Copom (Centro de Operaçoes da Polícia Militar).

No total, o Copom recebeu 1.294.596 ligaçoes nos seis primeiros meses deste ano. Dessas, a PM atendeu 845.925 solicitaçoes. Porém, apenas 77.055 geraram ocorrências de fato. O número representa uma queda em relaçao ao mesmo período do ano passado, quando 8% dos telefonemas geraram ocorrências policiais.

"O grande problema é que esse tipo de ligaçao inconveniente congestiona o sistema. Um telefonema de emergência real tem de concorrer com as falsas chamadas para ser atendido", alertou o capitao José Quesada Farina, 40 anos, chefe do Copom/ABC.

A maioria das ligaçoes inconvenientes registrada refere-se a trotes, falsas comunicaçoes ou brincadeiras ao telefone. Este tipo de ligaçao se repetiu 235.821 vezes no primeiro semestre deste ano. Elas representam 18,2% do total.

Apesar de contar com um aparelho que indica o número do telefone e o local de onde o solicitante ligou, a maior parte dos trotes - 125.792 - nao foi investigada pela polícia. Os homens foram responsáveis por 11.271, enquanto as mulheres fizeram 3.413 das ligaçoes classificadas.

As grandes campeas, no entanto, sao as crianças. Elas atingiram 95.150 ligaçoes em seis meses. "As atendentes do Copom já sabem até qual é o horário de recreio e saída de escolas, pois neste período chovem ligaçoes aqui", disse Quesada.

Além dos trotes, o chefe do Copom destacou a má informaçao do usuário sobre o serviço 190 como um agravante. Ele ressaltou que grande parte das ligaçoes é para tirar dúvidas ou requerer serviços impróprios. Estas nao sao ligaçoes enganosas, mas "enganadas" de acordo com Quesada.

"A populaçao precisa se conscientizar que este número de telefone é restrito a emergências. As vezes, alguém liga para perguntar sobre um artigo da constituiçao ou um outro serviço que é prestado pela PM, por exemplo", contou.

Trotes e enganos colaboram para o aumento de outro número: o das chamadas nao concluídas, que chegaram a 119.535 no semestre. Quesada ressaltou que, pela demora em serem atendidas, muitas pessoas acabam desistindo da ligaçao.

As comunicaçoes internas da PM totalizaram 41.667, para assuntos administrativos, e 43.964, operacionais. Quesada tem uma explicaçao para esse tipo de chamada que revela outro problema. "Muita gente, inclusive os bandidos, possuem rádios que alcançam a freqüência da polícia. Por isso, as comunicaçoes, às vezes, precisam ser feitas pelo 190", disse.

Há cerca de dois meses, a PM da regiao realizou uma campanha de conscientizaçao em escolas da regiao, além de panfletagem para populaçao em geral. Quesada afirmou que a iniciativa surtiu efeito e o procedimento deve ser repetido nos próximos meses.




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