Economia Titulo
Vendas pela internet crescem 21%
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
18/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Enquanto o comércio de rua e dos shoppings centers de todo o País vem em retração, o volume de compras virtuais realizadas no Dia dos Namorados superou as expectativas.

O setor de vendas on-line alcançou, em vendas durante a data comemorativa pela internet (entre 29 de maio e 12 de junho) faturamento de R$ 393 milhões.

O resultado representa um aumento de 21% acima do valor registrado no mesmo período em 2008, quando o faturamento foi de R$ 324 milhões, de acordo com o levantamento da e-bit (empresa que fornece informações sobre o e-commerce - comércio eletrônico).

No mesmo período, o comércio tradicional registrou uma queda de 3,8% em comparação com os resultados alcançados na data no ano passado, segundo levantamento do Serasa.

O crescimento das vendas via internet comprova mais uma vez a credibilidade e a confiança do consumidor no canal web, segundo o diretor geral do e-bit, Pedro Guasti.

Ele afirmou que, essa grande diferença nos dois segmentos do varejo não é surpreendente. "Com um feriado no meio da data, muitos namorados deixaram de comprar em lojas físicas, pois estavam viajando. Essa é mais uma vantagem do e-commerce, já que é possível programar suas compras com antecedência, acessando lojas virtuais muitas vezes a centenas de quilômetros."

Segundo o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti, as vendas feitas no comércio de rua e dos shoppings da cidade e da região na data não chegaram a apresentar queda, porém, não atingiram a expectativa inicial. "Projetávamos crescer cerca até 15% com relação ao volume de vendas de 2008. Neste ano, sentimos que as vendas tiveram alta de apenas 3% em comparação ao Dia dos Namorados do ano passado".

A explicação dada pelos lojistas foi o fato da data ter coincidido com o feriado prolongado. "Talvez, muitos casais optaram por viajar, jantar fora, e acabaram deixando o presente físico de lado", acrescentou Muneratti.

O tíquete médio nas compras on-line no Dia dos Namorados também sofreu um pequeno aumento, passando de R$ 320 em 2008, para R$ 330 neste ano. Já os produtos preferidos para os apaixonados foram livros, com 17%, itens de saúde e beleza com 14% e eletrodomésticos, representado com 12% das vendas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;